Volkswagen promete carro elétrico compacto e barato
Carro pode ter DNA "chinês" a partir de parceria com a SAIC mas será feito na Alemanha
O Grupo Volkswagen quer reverter uma crise mundial que abala a imagem da marca e os resultados na Ásia e Europa. Recentemente a Volkswagen revelou que poderia demitir funcionários e fechar fábricas no Velho Continente e na China e agora ela planeja uma volta por cima e embora não queira lançar mais carros novos até o fim do próximo ano, rumores apontam para novos serviços e soluções dentro do universo da eletrificação.
Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen disse em uma publicação nas redes sociais que a Volkswagen terá um carro elétrico e acessível para o mercado europeu: “um Volkswagen elétrico de alta qualidade e acessível, feito na Europa para a Europa”, disse o CEO.
A reação da Volkswagen vem com algumas especulações uma vez que o desenvolvimento de novos produtos não parou. Pelo contrário. A marca tem joint-venture com a SAIC que foi renovada ano passado e pode render modelos mais acessíveis para os consumidores na Europa. Por lá até mesmo os concessionários reclamam que o preço de modelos como ID.3, ID.4, ID.Buzz e ID.7 são caros demais.
Esse novo elétrico já tem perfil e até uma ideia de preço definido: não pode custar mais de 20 mil euros seguindo o exemplo de outras marcas como a Renault que também usou sua engenharia na China para reduzir o custo de desenvolvimento de seus produtos.
Esse novo carro que pode ser inspirado no conceito ID.2ALL pode sim ter desenvolvimento chinês a partir da parceria com a SAIC. Ainda que a produção seja confirmada para Wolfsburg, na Alemanha, o novo modelo compacto e elétrico tem tudo para chegar a outros mercados quando se estabelecer especialmente se tiver preço acessível.