Volkswagen vai produzir elétrico mais barato em Portugal

Compacto deve custar até 20 mil euros para ser competitivo

Por Marcos Camargo Jr.
Às

Volkswagen vai produzir elétrico mais barato em Portugal

A Volkswagen estuda produzir o ID.1, seu elétrico barato que será lançado em 2027, na fábrica de Palmela, em Portugal. Os executivos da VW estão estudando um projeto que poderia baratear a produção do carro enquanto o governo português deveria investir 30 milhões de euros, cerca de R$ 195 milhões em isenções para receber esse projeto. 

Em contrapartida o ID.1 será o primeiro carro elétrico de preço realmente acessível estimado em 20 mil euros, cerca de R$ 130 mil em valores convertidos. 

A conta só vai fechar se a Volkswagen conseguir viabilizar o projeto em Portugal, um dos grandes países da União Europeia que tem menor custo de mão de obra e de energia. 

Na mesma entrevista em que citou a produção do SUV híbrido na América do Sul, Thomas Schäfer, CEO global da marca Volkswagen, disse que o ID.1 é “a peça que faltava no quebra-cabeça”. 

Thomas Gunther, presidente da Autoeuropa, confirmou que a produção do ID.1 começa na metade de 2027. No mesmo movimento, o ministro da Economia de Portugal, Manuel Castro Almeida admitiu as negociações para a produção do carro compacto no país. 

Em 2024 o mercado português recebeu 249.269  veículos leves tendo o Dacia Sandero, Peugeot 208 e Tesla Model 3 como os modelos mais vendidos. 

Entre os modelos elétricos, o Renault 5 é o mais barato entre os carros de marcas europeias e custa 25 mil euros, o Citroën e-C3 custa 23,5 mil euros e o Dacia Spring (equivalente ao nosso Renault Kwid e-tech) custa 19,5 mil euros. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário