"Voltar a taxar combustíveis é penalizar o consumidor", diz Gleisi Hoffmann
Redução a zero das taxas federais sobre os combustíveis tem o dia 28 de fevereiro como prazo final
Foto: Rodrigo Pozzebom/Agência Brasil
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou na última sexta-feira (24) em uma rede social que retomar a taxação de combustíveis é penalizar o consumidor. A deputada disse ainda que tal medida seria "descumprir compromisso de campanha".
"Não somos contra taxar combustíveis, mas fazer isso agora é penalizar o consumidor, gerar mais inflação e descumprir compromisso de campanha", escreveu.
Segundo a presidente do PT, antes de começar as discussões sobre a retomada da tributação sobre combustíveis, é necessário definir uma nova política de preços para a Petrobras.
"Isso será possível a partir de abril, quando o Conselho de Administração for renovado, com pessoas comprometidas com a reconstrução da empresa e de seu papel para o país", disse.
Tributos sobre combustíveis
A retomada da cobrança dos impostos federais sobre a gasolina e o álcool a partir de 1º de março divide as equipes econômica e política do governo. O Governo Federal prorrogou somente até 28 de fevereiro a redução a zero das taxas federeis que incidem sobre os combustíveis. Até o momento, não há sinalização sobre uma nova extensão do prazo.