Volume de lixo em domicílios aponta redução de 22% em abril, revela Abes
Um dos fatores que contribuíram para o registro foi o isolamento social
Foto: Agência Brasil
Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) revelou que o volume de resíduos em residências das capitais do país apresentou queda de 10% e 22% entre março e abril deste ano.
A pesquisa foi realizada em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Recife, Porto Alegre e Natal. Ainda de acordo com o estudo, em todas as cidades foi registrada uma quantidade menor de resíduos, influenciada pelo isolamento social e medidas de restrição, como o fechamento de lojas.
Em primeiro lugar, a região central do estado de Belo Horizonte registrou a redução de 50% na coleta domiciliar nos últimos 30 dias. Em toda a cidade a redução correspondeu a 22%.
Já em comparação entre a segunda semana de abril e a primeira semana de março, foi observada uma redução de 16% no Rio de Janeiro, 12% em Brasília e Porto Alegre e de 10% em Fortaleza e Manaus. Em todo o estado de Recife, com exceção do município de Ipojuca, foi registrada uma queda de 7%. Segundo a Abes, a partir desta semana, a pesquisa será ampliada a todas as capitais.