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Bahia

Volume de serviços prestados na Bahia tem alta de 0,9% entre janeiro e fevereiro de 2024, aponta IBGE

Das 5 atividades, três foram puxadas pelos serviços prestados às famílias

Por Da Redação
Ás

Volume de serviços prestados na Bahia tem alta de 0,9% entre janeiro e fevereiro de 2024, aponta IBGE

Foto: Reprodução/Seplan-BA

O volume de serviços prestados na Bahia avançou 0,9% na passagem de janeiro para fevereiro deste ano. O cálculo não inclui o efeito de eventos/datas recorrentes como Carnaval e Páscoa. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviço (PMS) e foram divulgados nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O aumento veio após recuo de 1,6% na passagem de dezembro de 2023 para janeiro e foi um resultado melhor do que o verificado no Brasil como um todo, onde houve queda (-0,9%). O crescimento do volume de serviços no estado baiano foi o 6º maior entre as 27 unidades da Federação, num cenário em que 12 delas mostraram altas, lideradas por Tocantins (11,4%), Rio Grande do Norte (3,5%) e Amapá (2,0%).

Ao comparar os dados registrados em fevereiro do ano passado, o setor de serviços da Bahia também cresceu 1,6%. Ainda assim, foi um resultado abaixo do nacional (2,5%) e apenas o 21º entre os estados, 22 dos quais registraram altas no volume do setor, no mês, liderados por Acre (19,5%), Paraíba (1,4%) e Distrito Federal(9,9%).

Nos 12 meses encerrados em fevereiro, os serviços baianos também sustentaram crescimento (5,6%). Esse acumulado segue acima do verificado no Brasil como um todo (2,2%), num cenário em que 24 das 27 unidades da Federação mantêm resultados positivos, lideradas por Mato Grosso (15,1%), Acre (11,1%) e Paraná (10,9%). A Bahia tem o 16º crescimento.

3 das 5 atividades foram puxadas pelos serviços prestados às famílias

O crescimento do volume de serviços na Bahia foi resultado de altas ocorridas em três dos cinco grupos de atividades investigados pelo IBGE. A principal influência positiva para o desempenho do setor em geral veio dos serviços prestados às famílias (9,4%), que retomaram a sequência de resultados positivos, após o leve recuo registrado em janeiro (-0,1%).

Com o segundo avanço mais intenso, os serviços de informação e comunicação (2,8%) sustentaram sua 14a alta consecutiva (crescem desde janeiro de 2023) e tiveram o segundo maior impacto positivo no resultado do setor como um todo, na Bahia, em fevereiro.

Por outro lado, das atividades em queda, a mais expressiva veio dos outros serviços (-5,2%, terceiro resultado negativo seguido), mas a que mais puxou o volume geral dos serviços para baixo, no mês, foi a dos serviços profissionais, administrativos e complementares (-2,5%). Eles mostraram uma segunda retração consecutiva e têm peso maior na estrutura do setor, no estado.

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