• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • "Vou apoiar esse projeto, mas ele é muito insuficiente", afirma Jorge Solla sobre PL que aumenta tributos das bets

"Vou apoiar esse projeto, mas ele é muito insuficiente", afirma Jorge Solla sobre PL que aumenta tributos das bets

Texto visa aumento para 31,6% a fatia da taxação sobre bets que é dedicada para a segurança pública.

Por Gabriel Rezende , Stephanie Ferreira
Às

"Vou apoiar esse projeto, mas ele é muito insuficiente", afirma Jorge Solla sobre PL que aumenta tributos das bets

Foto: Câmara dos Deputados

O deputado federal Jorge Solla (PT) afirmou nesta quarta-feira (5), em entrevista exclusiva ao Farol da Bahia, que apoiará o Projeto de Lei (PL) 4.331/25, do deputado Yuri do Paredão (MDB-CE), que visa aumentar a destinação da arrecadação dos jogos de aposta de quota fixa, as bets, para o financiamento da segurança pública.

O parlamentar considerou a destinação positiva e usou exemplo de outros países que também adotam a medida.

"Eu vou apoiar esse projeto mas ele é muito insuficiente, porque os países da Europa, as bets são taxadas acima de 40%. O país que tem a menor taxa no Continente Europeu  tem cobrança de imposto sobre bet de 40%. Muitos países, 50 ou mais. Nós estamos falando de um projeto que pega uma parcela de uma ínfima taxação e leva para segurança pública. Essa destinação é positiva", afirmou.

"Apresentei uma proposta para ampliarmos a taxação das bets e trazemos esse recurso a mais para garantir a segurança pública. Não se faz política pública sem financiamento, sem orçamento adequado. Precisamos ter um orçamento regular, extenso e adequado para segurança pública no nosso país", emendou.

Jorge ainda trouxe o questionamento do percentual que deveria ser adotado nos repasses dos tributos para a área de segurança. A matéria original prevê que o reajuste seja de 13,6% para 31,6%.

"A fonte da taxação das bets é uma fonte que deve ser privilegiada pro financiamento da segurança pública. Acho que a insuficiência desse projeto é que ele pega uma parcela do que já está hoje atribuído, que é muito pouca nessa taxação e direciona para segurança pública. O mais adequado seria que a gente aumentasse a taxação e todo esse plus que a gente trouxesse se eles pagam 40/50% na Europa  porque que aqui não poderiam pagar 25/30%?", afirmou.

Por fim, o deputado comentou a tentativa de aumentar a destinação dos recursos e criticou os colegas parlamentares.

"Nós tentamos recentemente aumentar para 18%, não conseguimos. O Governo fez um acordo em 12%, não cumpriram o acordo, derrubaram a Medida Provisória. Então você vê que a maioria dos parlamentares envergonha esse Parlamento, envergonha a sociedade brasileira porque ao invés de estarem defendendo o financiamento para  a segurança pública, os interesses da população, estão representando os interesse de uma minoria, de uma elite que se utiliza de plataformas de apostas eletrônicas para enriquecer ainda mais", encerrou

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário