Vovô do Ilê anuncia que é pré-candidato à Prefeitura de Salvador
De acordo com Vovô, o cargo é um desejo pessoal há 13 anos

Foto: Arquivo
Por essa muita gente não esperava: Em entrevista à Rádio Metrópole, o fundador e presidente do bloco afro Ilê Aiyê, o Vovô do Ilê, revelou que é pré-candidato à Prefeitura de Salvador, pelo PDT, nas eleições de 2020.
O Vovô do Ilê é filho de Mãe Hilda, do terreiro Ilê Axé Jitolu, onde é o Ògan de Obaluaê. Ao fundar o Ilê Aiyê, em 1º de novembro de 1974, Vovô, juntamente com Apolônio de Jesus, tinha como principal preocupação preservar e promover as tradições culturais africanas e afro-brasileiras existentes na Bahia, bem como denunciar e combater o preconceito étnico-racial. Desde a criação do bloco, dedica-se exclusivamente a sua administração.
Antes disso, fez cursos técnicos de Patologia Clínica e de Engenharia Eletromecânica, e trabalhou no Polo Petroquímico da Bahia. Hoje, é responsável pelo Projeto de Extensão Pedagógica e pela Escola Profissionalizante do Ilê, que desenvolve ações comunitárias e pedagógicas no bairro da Liberdade, onde está concentrada a maior parte da população negra de Salvador.
Com o Ilê Aiyê, Antônio Carlos teve a oportunidade de conhecer diversos países, levando a cultura afro-brasileira para muitos lugares do mundo. Vovô, apelido que lhe foi dado desde os 9 anos de idade, é um homem simples, persistente e coerente com suas convicções. Por acreditar na importância de valorizar, dar visibilidade e protagonismo ao povo negro, não é permitida a participação de pessoas não-negras nos cortejos do Ilê Aiyê.