VW anuncia que só terá novos carros elétricos dentro de dois anos
ID.2 será afetado pela decisão: parceria com marca chinesa está por trás da mudança
A Volkswagen vive mais um capítulo de sua crise global. A marca alemã não terá novos elétricos até o final de 2026. Depois de uma fase de reestruturação e o desempenho mediano de vendas da linha ID, a Volkswagen vai demorar a lançar novos modelos elétricos mesmo na Europa. Nem mesmo o ID.2 será lançado, confirmou a montadora na Europa ao dizer que o ID.7 foi o último lançamento deste primeiro ciclo de veículos totalmente elétricos.
Enquanto isso a Volkswagen acelera o desenvolvimento de novos carros elétricos com a chinesa XPeng o que deve resultar em uma nova geração mais eficiente e com preços mais acessíveis.
Nos principais mercados onde atua, a Volkswagen enfrenta uma estabilidade nas vendas de veículos elétricos como nos Estados Unidos, Europa e mesmo na China enquanto o consumidor local quer apenas comprar marcas chinesas. O fim de incentivos para a compra de carros elétricos na Europa e nos Estados Unidos também irão resultar em vendas mais fracas desse tipo de veículos.
Até mesmo carros de luxo do grupo Volkswagen como o Audi Q8 E-tron e Porsche Taycan tiveram queda nas vendas bem como o Volkswagen ID.4. A Audi já admite que o Q8 elétrico sairá de linha em breve.
A VW e a XPeng trabalham em uma plataforma chamada “electrical and electronic” (E&E) que dará base para novos carros elétricos que seriam produzidos na China. Até agora se sabe que os novos modelos serão apresentados no finall do próximo ano sendo um SUV e um veículo mais acessível com perfil urbano.
Com o plano a Volkswagen espera sair de 2,93 milhões de unidades vendidas anualmente na China para 4 milhões por ano em 2030.
No entanto, apesar de não termos novos Volkswagen elétricos por dois anos, há iniciativas pontuais como a marca Scout já confirmada para os Estados Unidos.
“A introdução de novos modelos é uma solução, mas é tão importante quanto manter o que já temos no portfólio atual”, disse o porta voz Stefan Voswinkel. “Temos trabalhado nos últimos anos e teremos novos modelos de alta performance e alta qualidade”, completou Voswinkel.