VW coloca 1.500 funcionários em lay off por falta de peças

Medida afeta produção do Polo, Nivus e Virtus em São Bernardo do Campo

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

VW coloca 1.500 funcionários em lay off por falta de peças

A Volkswagen passa a partir dessa semana a operar em turno único por falta de peças na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo. A empresa também começou o regime de lay-off para aproximadamente 1.500 trabalhadores que devem ter a suspensão temporária do contrato de trabalho de 2 a 5 meses. Essa medida influencia diretamente a produção do Polo, Virtus e Nivus.

A Volkswagen que já chegou a paralisar outras unidades fabris no Brasil ao longo desse ano e tem a produção da linha Gol e Voyage prejudicada desde junho tomou essa medida por conta da crise global dos semicondutores, que afeta todo o segmento automotivo. Inclusive, outras marcas também já sofreram por causa da falta desses componentes eletrônicos por aqui e, também, no mundo.

É importante destacar que os semicondutores são peças fundamentais para os carros de hoje em dia, uma vez que estão presentes nos sistemas de segurança, iluminação, transmissão, controles eletrônicos e sistemas de entretenimento.

Em nota enviada ao Farol da Bahia a Volkswagen disse: “a escassez de capacidades de semicondutores tem levado a vários gargalos de fornecimento em muitas indústrias globalmente. Isso também tem gerado problemas no abastecimento da indústria automotiva ao redor do mundo durante o ano de 2021. O resultado são adaptações em toda a indústria na produção de automóveis, o que também afeta as marcas do Grupo Volkswagen.

Nos últimos meses, o time da Volkswagen América Latina tem trabalhado intensamente, em parceria com a matriz e fornecedores, para minimizar os efeitos da escassez de semicondutores para a produção em suas fábricas na região. Entretanto, o cenário atual não demostra o encaminhamento para uma solução definitiva visando a normalização do fornecimento de chips. Em razão disso, a Volkswagen do Brasil concedeu layoff para um turno desde o dia 1/11 para São Bernardo do Campo/SP.”

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.