Wagner Moura e Daniela Mercury se reúnem em trio elétrico durante movimento contra PEC da Blindagem e Projeto da Anistia em Salvador
PEC que prevê proteção de parlamentares em processos penais do STF é amplamente criticada por artistas e internautas

Foto: Reprodução/Redes Sociais
A cantora Daniela Mercury, os atores Wagner Moura e Nanda Costa e a percussionista Lan Lahn participaram da manifestação contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e projeto para anistiar condenados pelo 8 de janeiro, neste domingo (21), na Barra, em Salvador.
O protesto, que reuniu milhares de pessoas, começou por volta das 10h40, em cima de um trio elétrico. As manifestações fazem referência a apelidada "PEC da Bandidagem", proposta aprovada na Câmara dos Deputados na última terça-feira (16).
A PEC, que tem o intuito de proteger parlamentares contra a abertura de processos penais no Supremo Tribunal Federal (STF), foi duramente criticada nas redes sociais, desde o dia da aprovação. Devido à repercussão negativa na internet, parlamentares que votaram a favor da medida, tanto da direita quanto da esquerda, se pronunciaram sobre o voto e pediram desculpas pelo posicionamento.
Após a aprovação da PEC na Câmara dos Deputados, aliados do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmaram que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), abriu o processo de votação da medida sem antes dialogar com os senadores.
Alcolumbre encaminhou o texto para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas garantiu que, diferentemente do processo na Câmara dos Deputados, na CCJ, a proposta terá uma tramitação normal" e "dentro do regimento".
Protestos contra a anistia
Durante o ato, neste domingo, os manifestantes também ergueram cartazes e gritaram palavras contra o chamado Projeto de Lei da Anistia, que tem o intuito de perdoar os crimes de condenados pelos atos do 8 de Janeiro.
Na quarta-feira (17), os parlamentares aprovaram um pedido de urgência para a proposta, com o intuito de tornar mais rápida a análise do texto, indo direto ao plenário.
Além das movimentações contra a PEC da Blindagem e PL da Anistia, os integrantes da manifestação também criticaram o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
LEIA TAMBÉM:
Vídeo: manifestação em Salvador reúne centenas de pessoas contra PEC da Blindagem e anistia