WhatsApp avisa TSE que não fará alterações para Eleições 2022
Aplicativo, no entanto, ressalta que respeita as normas brasileiras
Foto: Haberlernet/Flickr
O chefe de políticas públicas da Meta Brasil, Dario Durigan, disse na segunda-feira (14), durante entrevista ao site Poder360, que o WhatsApp avisou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que não será feita "nenhuma mudança significativa de produto" para as eleições deste ano.
"Em uma mensagem de tranquilidade e reconhecimento da importância do Brasil, o WhatsApp disse ao ministro Barroso [então presidente do TSE] que nenhuma mudança significativa de produto será feita no Brasil até o fim das eleições", afirmou Durigan. No entanto, ele disse que o aplicativo compreende as normas do Brasil. "O WhatsApp cumpre a lei brasileira. O WhatsApp tem um compromisso com as instituições do Brasil", reforçou Durigan.
Recentemente, o WhatsApp anunciou o lançamento de um novo recurso que permite que os usuários acompanhem grupos de discussões sobre temas que eles desejarem. Especialistas acreditam, no entanto, que o recurso pode facilitar a difusão de informações falsas. Na entrevista, Durigan evitou falar sobre a possibilidade de suspensão do Telegram no Brasil.
O aplicativo russo é concorrente direto do WhatsApp e não possui representante no país. "Não me compete falar de outras plataformas ou outras empresas. O que gostaria de reforçar é essa importância do Brasil para o WhatsApp e notar que, se de um lado a gente vê cartas não sendo recebidas, do outro lado, no Brasil, o WhatsApp tem presença há vários anos", afirmou.