• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Wikipédia contesta ordem russa de remover informações sobre guerra na Ucrânia
Mundo

Wikipédia contesta ordem russa de remover informações sobre guerra na Ucrânia

Segundo a instituição, a Rússia não tem poder de legislar sobre a plataforma, sediada fora do país

Por Da Redação
Ás

Wikipédia contesta ordem russa de remover informações sobre guerra na Ucrânia

Foto: Reprodução/Twitter

Após censurar jornais nacionais, estrangeiros e até uma plataforma educacional, a Rússia começa as investidas contra a enciclopédia online Wikipédia. Um tribunal do país entrou com um processo contra a Wikimedia Foundation, dona da plataforma, solicitando que todo conteúdo “falso” sobre a guerra na Ucrânia seja removido.

Com a ação, a fundação recebeu uma multa de 5 milhões de rublos (cerca de R$ 330 mil) e contestou a decisão, alegando que as “informações na Wikipédia devem ser protegidas pela liberdade de expressão e não constituem desinformação”, como o governo russo alega no processo.

Em nota, a Wikimedia Foundation disse que não vai excluir informações sobre a guerra da Ucrânia, já que possui o compromisso de fornecer conhecimento gratuito no mundo. A instituição também destaca que a Rússia não tem poder de legislar sobre a plataforma, sediada fora do país.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário