• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Xi Jinping diz que a reunificação com Taiwan é inevitável durante mensagem de Ano Novo
Mundo

Xi Jinping diz que a reunificação com Taiwan é inevitável durante mensagem de Ano Novo

2024 também foi marcado pela celebração do 75º aniversário da fundação da República Popular da China

Por Agências
Ás

Atualizado
Xi Jinping diz que a reunificação com Taiwan é inevitável durante mensagem de Ano Novo

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente chinês, Xi Jinping, no decorrer da mensagem de ano novo, analisou as conquistas da China em 2024. No discurso transmitido através do China Media Group e da Internet, Xi relatou que o país e o povo chinês “experimentaram ventos e chuvas e viram arco-íris”.

Nesta terça-feira (31), O presidente chinês também comentou sobre os impactos da mudança climática na China e no exterior e adotou uma gama completa de políticas para obter ganhos sólidos na busca do desenvolvimento de alta qualidade.

Além de Xi reforçar as questões de economia chinesa, cresceu em 2024, com previsão de que o PIB para o ano ultrapassasse os 130 bilhões de yuans. Ele também analisou as conquistas na produção de grãos, no desenvolvimento coordenado entre regiões, bem como no desenvolvimento verde e de baixo carbono.

Segundo o líderer, cerca de 10 milhões foram ultrapassados na produção anual de veículos de energia nova (NEVs) do país. Outros avanços em circuitos integrados e inteligência artificial, bem como a coleta de amostras do outro lado da Lua pela primeira vez, a missão de exploração do oceano profundo, a ligação Shenzhen-Zhongshan que conecta cidades através do mar e a exploração na Antártida.

O ano de 2024 também foi marcado pela celebração do 75º aniversário da fundação da República Popular da China e pela terceira sessão plenária do 20º Comité Central do Partido Comunista da China.

Ele disse que o país fez avanços mais profundos e substanciais na cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota, assim, sediou com sucesso a Cúpula de Pequim do Fórum sobre Cooperação China-África e apresentou a visão da China na Organização de Cooperação de Xangai, nos Brics, APEC, G20 e outras plataformas bilaterais e multilaterais.

Nas considerações finais comentou sobre a economia “enfrenta agora novas condições, incluindo desafios de incertezas no ambiente externo e pressão de transformação de antigos motores de crescimento em novos”.

O presidente também reforçou que a China implementará inabalavelmente a política de “um país, dois sistemas” para manter a prosperidade e a estabilidade a longo prazo em Hong Kong e Macau, disse Xi. Os chineses de ambos os lados do Estreito de Taiwan pertencem à mesma família, afirmou.

“Ninguém poderá jamais romper o vínculo de parentesco entre nós e ninguém poderá impedir a reunificação da China, uma tendência dos tempos”, disse o presidente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário