XP apresenta lentidão e fica fora do ar em dia de queda da Bolsa em 7%
Por meio de nota, empresa justificou mal funcionamento do sistema

Foto: Divulgação
Na primeira grande turbulência do mercado financeiro após a massiva entrada de investidores na Bolsa, a plataforma de negociação de ações da XP Investimentos, maior corretora do país, registrou instabilidade e até ficou fora do ar durante parte do início do pregão da última quarta (26), segundo informou investidores por meio das redes sociais. De acordo com a XP, o sistema voltou a normalidade às 16h10.
Quem também apresentou problemas foi a home broker da Clear Corretora, outra empresa da XP Inc. A informação foi relatada por clientes.
Alguns investidores relataram através das redes sociais que não conseguiram ter acesso a plataforma em nenhuma das duas corretoras. Outros, que conseguiram acessar, enfrentaram atrasos nas ordens de compra e venda de ações.
Questionada, a XP Inc, responsável pelo controle da XP Investimentos e a Clear Corretora, afirmou por meio de nota que o sistema apresentou intermitência para alguns clientes graças ao elevado volume de acessos.
"A XP esclarece que a plataforma apresentou lentidão para alguns clientes no início desta quarta-feria (26). O problema ocorreu por conta do grande volume de acessos, que teve uma demanda 5 vezes maior em relação à média diária", afirmou a corretora por nota.
A lentidão ocorreu justamente no dia que o Ibovespa caiu 7% na volta de feriado, na última quarta-feira (26). Em torno de 2019, as pessoas físicas representaram 20% das operações na Bolsa, marca que não era alcançada desde 2011.