YouTube suspende monetização de canais russos após intensificação de conflitos
A empresa ainda informou que vídeos de canais afetados também serão menos recomendados pelo algoritmo
Foto: Divulgação
O YouTube anunciou, nesse sábado (26), que iria suspender a possibilidade de alguns canais russos, como o da agência RT, monetizarem seu conteúdo na plataforma, devido "às circunstâncias excepcionais" na Ucrânia, invadida pela Rússia.
Em comunicado, a plataforma disse que estava “pausando a capacidade de vários canais de monetizar no YouTube, incluindo vários canais russos associados a sanções recentes”. A empresa ainda informou que vídeos de canais afetados também serão menos recomendados pelo algoritmo do Youtube.
“Em resposta a um pedido de um governo, restringimos o acesso ao RT e vários outros canais na Ucrânia”, informou o porta-voz da empresa, Farshad Shadloo.
A UE anunciou, na quarta-feira (23), sanções a indivíduos, incluindo Margarita Simonyan, a quem descreveu como editora-chefe da RT e "uma figura central" da propaganda russa.
O ministro da Transformação Digital da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, twittou no sábado que entrou em contato com o YouTube "para bloquear os canais russos propagandistas - como Russia 24, TASS, RIA Novosti".
No início do mês, a Alemanha proibiu a rede RT, criada em 2005 e financiada pelo Estado Russo, de atuar em seu território, o que levou Moscou a fechar o escritório local da emissora alemã Deutsche Welle. O Ocidente acusa a RT de contribuir para a desinformação.