Zanin diz que linguagem neutra 'destoa' das normas da língua portuguesa

A Câmara dos Deputados aprovou a proibição da utilização de linguagem neutra em órgãos públicos

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Zanin diz que linguagem neutra 'destoa' das normas da língua portuguesa

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, afirmou em decisão proferida na segunda-feira (10), que o uso da linguagem neutra "destoa" das normas da língua portuguesa. 

“No que tange à alegação de inconstitucionalidade material, a princípio não me parece ser possível adotar na base curricular, em materiais didáticos e em documentos oficiais de instituições de ensino, o uso de linguagem que destoe das normas da língua portuguesa, como é o caso da “linguagem neutra”, diz ele em trecho de sua decisão. 

A Câmara dos Deputados aprovou a proibição da utilização de linguagem neutra em órgãos públicos dentro de um projeto de lei que institui um padrão nacional simples em órgãos públicos, em dezembro do ano passado. 

O texto inicial foi aprovado, após isso, parlamentares aprovaram uma emenda de autoria do deputado Junio Amaral (PL-MG), que prevê que a administração pública não deverá usar “novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa”. Agora, o projeto tramita no Senado Federal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário