Zeekr X: testamos no Brasil o carro elétrico que supera o “irmão” Volvo EX30
Compacto tem mais de 400cv de potência mas ainda não é vendido no nordeste

A Zeekr, marca de luxo do grupo Geely posicionada acima da Volvo, chegou ao Brasil há menos de um ano com a proposta de oferecer elétricos sofisticados e de alto desempenho. Hoje presente em dez concessionárias no país, mas ainda fora do nordeste, a marca estreia com o Zeekr X, modelo mais acessível do portfólio. Um ano após ter sido testado na China pelo Farol da Bahia, dessa vez avaliamos o carro nas ruas brasileiras ao longo de uma semana.
Construído sobre a plataforma modular SEA, a mesma que serve de base para o Volvo EX30, modelos da Smart e da Lynk & Co, o Zeekr X combina proporções de hatch com elementos de SUV. O design adota linhas geométricas marcantes, faróis embutidos e traseira de corte reto, transmitindo um aspecto robusto.
Nas dimensões, o modelo mede 4,43 m de comprimento, 1,57 m de altura, 2,03 m de largura e 2,75 m de entre-eixos, com porte de veículo médio. O porta-malas oferece 362 litros, e o acabamento interno é um dos pontos de destaque: revestimento integral em couro, aplicação de Alcântara e detalhes metálicos reforçam o apelo de sofisticação.
O painel traz uma tela de 8,8 polegadas à frente do volante — recurso ausente no Volvo EX30 —, central multimídia de 14,6″ e sistema de áudio Yamaha com 13 alto-falantes.
Na China, o Zeekr X é vendido em duas configurações. A primeira, com tração traseira, entrega 272 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, usando baterias de 69 kWh para autonomia de até 400 km no ciclo WLTP. A segunda, avaliada no Brasil, tem tração integral e dois motores que somam 428 cv, garantindo 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e alcance de até 446 km no mesmo padrão.
O desempenho é imediato, com aceleração que impressiona para um veículo de duas toneladas. Porém, a altura da carroceria limita a condução esportiva, e o controle de tração atua cedo em curvas mais fechadas. A suspensão, de curso longo, privilegia o conforto, mas transmite sensação de “flutuação” em certos trechos. Rodas de 20 polegadas reforçam a percepção de estar ao volante de um carro maior, e a boa capacidade de frenagem equilibra a potência disponível.
Na Europa, o Zeekr X recebeu nota máxima nos testes de segurança do Euro NCAP, trazendo pacote ADAS completo com controle de cruzeiro adaptativo, câmera de alta resolução, frenagem autônoma e alertas diversos. O modelo é produzido na fábrica de Zheijiang, na China, unidade de alta automação que também monta veículos Polestar, Volvo e Lynk & Co, e que já foi visitada pela reportagem.
No Brasil, o Zeekr X é vendido por R$ 298 mil, preço próximo ao do Volvo EX30 Ultra. Porém, enquanto o Volvo oferece 272 cv, o Zeekr X entrega 428 cv, além de maior conectividade e mais itens de série, mantendo a mesma base de projeto.