Zelensky critica postura de Lula sobre conflitos entre a Ucrânia e Rússia
Desde o ínicio do mandato, em 2023, o presidente brasileiro buscou ser neutro nas relações do conflito no Leste Europeu
Foto: Reprodução
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, criticou a postura do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e disse que o representante brasileiro promove "retórica perigosa" sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia. A declaração foi feita durante um evento realizado na Hungria, na quinta-feira (7).
Zelensky declarou que alguns líderes mundiais têm promovido o convencimento de que primeiro é necessário cessar-fogo na guerra, que já acontece há mais de dois anos, para depois buscar um caminho que resulte no fim definitivo do conflito.
Na ocasião, o representante ucraniano disse que essa postura é perceptível no Brasil, China e principalmente na Rússia, o homem fez a declaração sem citar Lula diretamente. "Não podemos dizer 'sim' a Putin e 'depois a gente vê'. Isso não é profissioanal, absolutamente. E o pior: é irresponsável.", declarou Zelensky.
Desde o início do mandato de Lula, em 2023, o Brasil buscou ser neutro no que diz respeito a guerra entre Rússia e Ucrânia, além de defender negociações de paz entre os dois países.
O governo Brasileiro se reuniu com a China, em maio deste ano, para apresentar uma nova proposta de paz sobre o conflito, mas Zelensky desaprovou a idéia e a classificou como um plano destrutivo.