Zelensky diz que Rússia tem interesse em inflamar a guerra em Israel
O Ministério da Defesa da Ucrânia ainda declarou que a Rússia estaria tentando aproveitar o conflito para prejudicar a Ucrânia
Foto: Reprodução
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, expressou, em uma declaração na segunda-feira (9), as preocupações quanto ao interesse da Rússia em intensificar o conflito no Oriente Médio com o propósito de enfraquecer a unidade global.
"Com base na informação disponível, informação muito clara, é do interesse da Rússia inflamar a guerra no Oriente Médio para criar uma nova fonte de dor e sofrimento que enfraqueceria a unidade global, criaria divisões e ajudaria a Rússia a minar a liberdade na Europa", disse o líder ucraniano.
Zelensky também destacou que os propagandistas russos demonstraram contentamento com os eventos recentes e acusou o Irã, que ele descreveu como aliado de Moscou, de apoiar abertamente aqueles que atacavam Israel, enfatizando que essa situação representa uma ameaça maior do que o mundo percebe atualmente. O presidente ucraniano afirmou que estão tomando medidas necessárias para combater essa ameaça e enfatizou a importância da máxima unidade global.
Recentemente, Zelensky expressou solidariedade a Israel. A Direção de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia declarou que a inteligência estrangeira russa estaria tentando aproveitar o conflito em Israel para prejudicar a Ucrânia, alegando que armas apreendidas pelos serviços russos durante os combates na Ucrânia estariam sendo entregues ao Hamas, com o objetivo de acusar Kiev de tráfico de armas ocidentais para terroristas.