• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Rainha Elizabeth II é colocada sob supervisão médica e família é convocada
Mundo

Rainha Elizabeth II é colocada sob supervisão médica e família é convocada

Palácio de Buckingham afirma que médicos estão preocupados com estado de saúde da monarca, de 96 anos

Por Da Redação
Ás

Rainha Elizabeth II é colocada sob supervisão médica e família é convocada

Foto: Reprodução/Twitter

A rainha Elizabeth 2ª do Reino Unido, de 96 anos, foi colocada em observação médica no Castelo de Balmoral, na Escócia, nesta quinta-feira (8), após sua equipe de saúde expressar preocupação com seu quadro. Informações foram divulgadas pelo Palácio de Buckingham.

De acordo com o comunicado oficial, a monarca está confortável, mas médicos estão preocupados com seu estado de saúde. Membros da família real foram chamados para ir a residência de férias onde Elizabeth II está desde 21 de julho passando o verão.

Todos os quatro filhos da rainha - o príncipe Charles, herdeiro do trono, Andrew, Anne e Edward -, além de William, seu neto, viajaram nesta quinta para o Palácio de Balmoral. O príncipe Harry e sua mulher, Meghan Markle, que vivem nos Estados Unidos, também estão a caminho da Escócia, segundo informou um porta-voz do casal.

"Após uma avaliação nesta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde da Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A rainha permanece confortável e em Balmoral", declarou o Palácio de Buckingham em comunicado. 

Outro sinal de que algo estava errado com Elizabeth II foi a troca do layout do site da ‘BBC’, geralmente vermelho. A mudança para preto alertou ainda mais jornalistas e internautas.

O nome da operação para anunciar a morte da Rainha é ‘London bridge down’ e, além da convocação dos familiares próximos, mais um sinal de que isso ocorra logo é que até a troca de guarda foi suspensa. Todos os membros dos países que compõem a commonwealth [Comunidade das Nações] são avisados por esse código. O comunicado sobre o falecimento só pode ser feito pelo secretário particular da Rainha. Ele é a pessoa indicada para informar à commonwealth, ao Gabinete Ministerial e ao Primeiro-Ministro. Na imprensa, a notícia é divulgada pela BBC.

Cancelamento de eventos

O evento preocupante mais recente foi a cerimônia de nomeação da nova primeira-ministra britânica, Liz Truss, na terça-feira (6). Na ocasião, Elizabeth II transferiu, pela primeira vez na história, a cerimônia para o Palácio de Balmoral, onde ela estava. Até então, todos os premiês anteriores haviam sido nomeados no Palácio de Buckingham, em Londres.

Em maio, Elizabeth II foi substituída pelo príncipe Charles na abertura oficial dos trabalhos no Parlamento do Reino Unido. Também foi a primeira vez que um monarca não presidiu essa sessão.

A participação da rainha foi reduzida nas festividades do Jubileu de Platina, série de eventos que celebrou os 70 anos de seu reinado, no início de junho. Além da agenda enxuta, ela cancelou participação em uma missa durante o evento por se sentir indisposta.

Problemas enfrentados

Nos últimos anos, Elizabeth II teve que enfrentar a pandemia - ela contraiu Covid, doença que a deixou muito cansada -, a devastadora morte de seu marido Philip - falecido em abril de 2021 com quase 100 anos - e as diversas crises da família real.

Entre as crises está o "Megxit", a mudança de Harry e Meghan para os Estados Unidos, de onde acusaram a realeza de não ter solidariedade e de ser racista, questões que a soberana prometeu tratar "de modo privado".

Também enfrentou o escândalo protagonizado por Andrew, que muitos apontam como seu filho favorito, que teve que abandonar a vida pública por sua amizade com o falecido empresário americano Jeffrey Epstein, acusado de explorar sexualmente menores de idade.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário