A nossa Inesquecível de hoje foi uma pessoa que viveu dentro do núcleo da família Azevedo, a ponto de algumas pessoas acharem que ela era sobrinha de Mãe Stella, haja vista que tomou banca – mais conhecida como reforço escolar – com tia Corinytha, lá na casa do Bonfim e também foi madrinha de meu primo Fábio. Ela tinha o costume de chamar meu pai de “titio” e minhas tias de “titia”, o que corroborava o parentesco. Maria Auxiliadora Silva Santos, chamada carinhosamente de Dôra, nasceu em Salvador aos dezesseis dias do mês de novembro de 1957. Era filha de dona Edite e de seu Orlando; foi bancária por vocação e chegou ao Opô Afonjá através de sua tia, Georgete Helena, que foi a Iyákekerê – a Mãe pequena da casa – pois o chamado da espiritualidade estava cada vez mais iminente. Após o jogo de búzios feito por Mãe Stella, Oxossi confirmava que estava a caminho e, em 12 de maio de 1990, após ter passado por todo o processo iniciático, Dôra passou a ser chamada de Odé Tomiwá – O Caçador veio até mim, e, assim, Dôra chegou definitivamente no Opô Afonjá, com seu jeitinho cativante, que só os filhos de Oxossi têm.
Tenho algumas lembranças de momentos vividos na casa de seus pais, no bairro da Mouraria, no Centro de Salvador – onde toda a família Azevedo se fazia presente. Era um caruru que acontecia todos os anos. Lembro-me bem da casa: os móveis antigos; o chão de madeira de lei e Dôra sempre atenciosa, cuidando de tudo. Tenho lembranças dela nos Festivais de Chopp e Pipoca, onde eu; minha irmã Andreia; meus primos Babi e Fabinho – seu afilhado;Thomazia e Tutuca passávamos os dias de domingo. Em 1994, Dôra e sua leal companheira, Dôrinha de Omolu, tiveram a felicidade de legitimar o acolhimento de um belo bebê, Ainan, minha afilhada querida. Dôra e Dôrinha eram plena satisfação e contentamento pela vida da pequena Ainan.
Dôra foi uma pessoa ativa em seus afazeres da roça. Sempre esteve ao lado de Mãe Stella em muitos momentos. Foi mãe, irmã, filha, amiga e minha “cumadi”. Em 22 de dezembro de 2010, Dôrarecebeu o chamado e retornou ao encontro com seus Ancestrais.
Salve o Caçador que vai e volta. Salve Dôra de Oxossi!.