Educação Inclusiva e a formação escolar de Cacai

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Educação Inclusiva e a formação escolar de Cacai

A educação inclusiva no Brasil ganhou relevância na agenda do governo federal em 2008 após a assinatura a Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Desde então, o país determinou medidas para a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Entretanto, apesar das políticas brasileiras serem consideradas das mais avançadas do mundo em relação a inclusão, ainda não é um questão 100% eficaz e há muitos desafios a serem superados, já que, acima de qualquer coisa, ainda existem muitas escolas regulares que não estão preparadas para receber alunos com algum tipo de deficiência, principalmente quando se trata da formação dos professores.

Cacai, por sua vez, estudou a vida inteira em escolas regulares que eram referência de inclusão na época, algumas são até hoje. Nossos pais sempre buscaram se informar bastante para colocarem minha irmã nas melhores escolas visando a melhor formação escolar possível. Hoje em dia, minha irmã lê e escreve perfeitamente bem por conta da escola na qual ela fez sua alfabetização, escola esta que nossos pais são muito gratos até hoje pelo excelente trabalho e paciência que tiveram com Cacai durante esta sua fase de aprendizado, todavia, esta mesma escola não esteve preparada desde sempre já que minha irmã repetiu durante alguns anos a mesma turma por motivos de inexperiência com a real educação inclusiva da unidade de ensino, ou seja, ocorreu todo um processo de adaptação até o ponto em que souberam como trabalhar da forma mais eficaz possível. É importante ressaltar que Cacai é completamente apaixonada por diários e escreve todos os dias nos que possui, acredito inclusive que se eu fosse parar para contar quantos diários completamente escritos ela tem, dariam quase dez ou mais, ou seja, uma dos seus hobby’s só é possível em consequência de sua boa alfabetização. Fui perguntar a ela como se sentia escrevendo nesses diários de forma tão precisa e ela me respondeu da seguinte forma "meus diários são a minha vida, neles eu conto meus segredos, meus dias mais legais, eu simplesmente amo escrever"

Eu, Luiza, cheguei a estudar alguns anos da minha vida na mesma classe da minha irmã, logo, pude acompanhar de perto um pouco de todo o seu processo educacional e socialização na escola. De fato, sempre tivemos em mente o quão importante era que minha irmã tivesse uma socialização e uma proximidade com pessoas que não tivessem nenhum tipo de deficiência, tanto para um melhor desenvolvimento de Cacai quanto para os outros que precisam conviver com pessoas típicas para entender que “ser diferente é normal”. Minha irmã só veio ter uma socialização maior com outras pessoas com deficiência depois de mais velha quando nossos pais resolveram colocar ela em escolas específicas para estas pessoas, desta forma, paramos para observar como ela reagia ou como ela iria responder ao novo tipo de socialização. Infelizmente não podemos dizer que foram das melhores experiências visto que Cacai começou a criar hábitos que antes não tinha e regredir referente a sua alfabetização, inclusive começar a não saber escrever algumas coisas que antes sabia foi algo que passou a acontecer. Concomitantemente, nossos pais acreditam que como estas escolas apresentam pessoas com deficiência mais desenvolvidas que outras ou com casos mais “agravantes” que outros, já que na maioria da vezes o trabalho que os docentes fazem é um só, pode ocorrer casos em que àqueles que já eram mais instruídos ou desenvolvidos regridam por não continuarem exercitando a mente no nível tão quanto faziam antes ou adquirir vícios de outros deficientes, explicando de uma forma mais simples seria quase como copiar manias de outros que não agreguem de uma forma tão positiva. 

É pensando nisso, que somos a favor da educação inclusiva em escolas regulares, capacitar professores nas escolas para receberem PCD’s é de extrema importância e deve ser um projeto jamais deixado de lado e ainda mais priorizado. Desta maneira, pessoas com deficiência terão um acompanhamento significante para um melhor ensino e sua socialização será com os típicos e atípicos que ao meu ver é essencial. 

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