Tudo Esquisito

Ás

Tudo Esquisito

Em memorável entrevista concedida pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman ao jornalista Marcelo Lins, para o programa Milênio, o hoje falecido pensador levanta a situação de oposição, talvez até paradoxo, em que vivemos, pois, em suas palavras, conceitos concretos, sólidos como existiam há algum tempo se perderam. Suas ideias sobre a perda da solidez de tudo, até das relações, ele bem defende em seu livro, dentre outros versando sobre a fluidez da vida: Tempos Líquidos.  Afirma que estamos em uma espécie de estado de interregno. No “interregno”, ele reflete que não somos uma coisa nem outra, como se não fossemos mais como os nossos pais, em sua formação e valores, nem somos ainda nada construído. Nesse estado de indefinição, as formas como aprendemos a lidar com os desafios da realidade não funcionam mais. Nas palavras do filósofo: “ As instituições de ação coletiva, nosso sistema político, nosso sistema partidário, a forma de organizar a própria vida, as relações com as outras pessoas, todas essas formas aprendidas de sobrevivência no mundo não funcionam direito mais.”.

Assim, vimos estarrecidos, pelo menos fiquei e alguns amigos com os quais comentei, que o padre Ramiro José Perotto, de Carlinda, Mato Grosso, divulgou em suas redes sociais que a garota de 10 anos estuprada pelo tio, havia "compactuado com o estupro" e mais, disse o clérigo “claro que estava gostando, que assuma as consequências”. A Polícia Civil de Mato Grosso abriu nesta sexta-feira (21) uma investigação para apurar se ele cometeu apologia ao crime de estupro ao fazer comentários desta natureza. Quem imaginaria há algum tempo um padre assim se pronunciando, posicionando-se. Muitos dirão que é “o fim dos tempos”. De forma alguma. É a revelação deste tempo, onde a impressão que se tem  é o que verdadeiramente não é. 

Estamos em uma era onde os políticos estão sem qualquer preocupação com o verniz da hipocrisia, expondo suas contradições e mesquinharias, religiosos sendo acusados de estupros, pedofilia – lembremos de João de Deus e alguns padres -, pessoas desviando bilhões, não mais milhões, como o doleiro dos doleiros, recentemente preso. O Brasil disparando em crimes de violência às mulheres, mas a população discutia não o estuprador, mas o aborto de uma menina de 10 anos. 

As pessoas estão consumindo tudo como se fosse o mundo um grande fast food, até as crises são líquidas vêm e vão, uma é substituída por outra, as manchetes de hoje amanhã já caducam, e as próximas manchetes apagam as antigas da memória, portanto, desordem, desordem, afirmou o lúcido sociólogo.

Realmente, são tempos estranhos, talvez isto mesmo de interregno...veremos o que virá por aí. 

A oposição entre o mundo sólido e o mundo líquido é criação da mente brilhante de Zygmunt Bauman, sociólogo professor da London School of Economics e um dos mais respeitados intelectuais da atualidade. Prestes a completar 90 anos, Bauman guarda vivas as memórias da Polônia natal, do período que passou na União Soviética, da luta na Segunda Guerra Mundial e da consagração como acadêmico no Ocidente. Guarda também a inquietação que marca sua trajetória e aparece nos mais de 50 livros que escreveu. Guarda ainda o inconformismo de quem já foi vítima do anti-semitismo e do stalinismo, e sempre questionou as desigualdades e as injustiças da sociedade de mercado. Em recente passagem pelo Brasil, onde foi a estrela do evento Comunicação 360, Bauman conversou com o Milênio no Rio de Janeiro.

Este século é muito diferente do século 20. Se compararmos o que eu vivenciei quando jovem, cheio de esperanças e expectativas, com o que vivencio agora, em retrospecto, comparando, revisando expectativas e esperanças, eu diria que estamos Mas as novas formas, que substituiriam as antigas, ainda estão engatinhando. Não temos ainda uma visão de longo prazo, e nossas ações consistem principalmente em reagir 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário