17 estados do Brasil estão sob alerta de baixa umidade; Bahia está na lista
Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30% e poderá haver incêndios florestais nos próximos dias
Foto: Reprodução/Internet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Ministério da Agricultura e Pecuária emitiu, na terça-feira (8), um alerta de perigo potencial para baixa umidade em 17 estados do Brasil. Segundo o órgão, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30% e poderá haver incêndios florestais nos próximos dias.
As notificações emitidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) são categorizadas por diferentes cores: amarelo, laranja e vermelho. A cor amarela indica "risco eminente", enquanto a cor laranja e vermelha significam "risco significativo" e "risco crítico", respectivamente. Ao todo, oito estados estão sujeitos ao alerta amarelo, enquanto nove estados estão sob o alerta laranja. Os estados afetados em cada categoria são os seguintes:
Alerta amarelo: Amazonas, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba.
Alerta laranja: Maranhão, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Pará, Mato Grosso do Sul, Piauí, Tocantins.
O que fazer quando o tempo está seco?
A Organização Mundial da Saúde classifica níveis abaixo de 60% como inadequados para a saúde humana. Além do perigo de incêndios, períodos de aridez podem intensificar problemas respiratórios, como bronquite e asma, e causar sintomas como cefaleias e ressecamento ocular.
Conforme a Climatempo, a escassez de umidade atmosférica é frequente durante o inverno, porém o fenômeno El Niño contribuiu para um aumento na temperatura atmosférica, resultando em um ar ainda mais seco no interior do país.
As orientações do instituto brasileiro consistem em manter-se adequadamente hidratado e evitar atividades físicas durante os momentos de maior aridez, assim como minimizar a exposição solar durante os horários de pico.