172 cidades do RS ainda não cadastraram famílias no Auxílio Reconstrução
Pagamento do benefício depende das informações dadas pelas prefeituras
Foto: Reprodução/MaurícioTonetto/Secom
Há três semanas atrás, o governo federal liberou o cadastro de famílias para receberem o Auxílio Reconstrução, de R$5,1 mil, e 172 municípios do Rio Grande do Sul (RS) ainda não enviaram as informações para efetuar o recebimento. O terceiro lote para os beneficiários foram liberados pela Caixa Econômica Federal, nesta semana.
Os municípios que ainda não tiveram o cadastro finalizado, estão em fase de levantamento de dados e inclusão das informações no Sistema do Governo Federal, de acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
O pagamento do benefício depende das informações dadas pelas prefeituras, assim como a composição familiar e os endereços afetados pelas enchentes. Essas informações devem ser inseridas no sistema do Ministério, e podem ser feitas desde o dia 22 de maio. É o primeiro passo para a liberação do pagamento.
Cerca de 197 municípios já haviam começado os cadastros, isso equivale a 53% das 369 cidades contempladas pelo programa naquele momento, até o dia 4 de junho, segundo dados do Dataprev, enviados ao Metrópoles. Nesta sexta (7), uma medida provisória, publicada pelo governo, incluiu mais 76 municípios no rol de localidades que podem receber o pagamento. Então, o número de cidades habilitadas chega a 445.