• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • 17ª Mostra Internacional do Cinema Negro tem exibições on-line até 30 de novembro
Cultura

17ª Mostra Internacional do Cinema Negro tem exibições on-line até 30 de novembro

Mostra tem curadoria do professor e pesquisador Celso Luiz Prudente

Por Da Redação
Ás

17ª Mostra Internacional do Cinema Negro tem exibições on-line até 30 de novembro

Foto: Divulgação

Começou nesta quarta-feira (17) a 17 ª Mostra Internacional do Cinema Negro (Micine). As exibições de longas e curta-metragens podem ser assistidas gratuitamente até o dia 30 de novembro. Os filmes estão disponíveis no “À la Carte”, serviço de streaming do Petra Belas Artes.

As mostra tem curadoria do professor e pesquisador Celso Luiz Prudente e inclui o longa O samba é primo do jazz, de Ângela Zoé, um documentário que mostra a trajetória musical da cantora maranhense Alcione.

Entre os filmes disponíveis, está também o documentário experimental A Noite Escura da Alma, de Henrique Dantas, que aborda a ditadura militar e civil ocorrida na Bahia. A obra desenvolve sua linguagem em forma híbrida entre documentário e performance, sem o uso de imagens de arquivo e com depoimentos do ex-ministro da Cultura Juca Ferreira, da cineasta Lúcia Murat e do ator Bertrand Duarte.

Já entre os curtas, está o documentário Como Ser Racista em 10 passos, de Isabela Ferreira, que confronta o racismo estrutural velado por meio de situações sensíveis, normalizadas e naturalizadas que serão facilmente identificadas pelo público. O curta Megg - A Margem que Migra para o Centro, de Larissa Nepomuceno, também está na mostra e traz a história de Megg Rayara, primeira travesti negra brasileira a conquistar o título de doutora. Já A cor do voto, de Celso Luiz Prudente, aborda a necessidade do voto crítico e reflexivo da comunidade negra.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.