194.331 novos migrantes foram registrados no Brasil em 2024

Dados são da 8ª edição do Boletim da Migração

Por Da Redação
Ás

194.331 novos migrantes foram registrados no Brasil em 2024

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em 2024, foram registrados 194.331 novos migrantes no Brasil. Os dados foram publicados na 8ª edição do Boletim da Migração, divulgado pela Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), na última quinta-feira (6).

Segundo o boletim, os venezuelanos ocupam quase 50% da lista de abrigados, com 94.726 migrantes. Tais números indicam que o Governo Federal precisa prosseguir com políticas voltadas à crise humanitária daquele país.

Alguns dos motivos que levaram a esse número de migração para solo brasileiro foram: reunião familiar (16.567), trabalho e investimentos (14.507) e estudo (8.725).

Além desses, é necessário considerar os pedidos para cumprir missão religiosa (2,3 mil), fixar residência em fronteiras (1.966) e receber acolhida humanitária (4.317).

O secretário Nacional de Justiça, Jean Keiji Uema, ressaltou a importância dos dados no subsídio de políticas públicas baseadas em números reais. “A migração é um fenômeno complexo que demanda respostas coordenadas. Com informações precisas, avançamos na construção de um país mais acolhedor e preparado para os desafios globais", afirmou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário