2022 é o quinto ano mais quente já registrado na história, afirmam cientistas norte-americanos
Mundo corre risco de ultrapassar meta do Acordo de Paris de 2015, que limita o aquecimento global a 1,5°C
Foto: Pexels / Pixabay
O ano passado foi o quinto mais quente já registrado da história, e os últimos nove anos tiveram as temperaturas mais elevadas desde os tempos pré-industriais, colocando a meta do Acordo de Paris de 2015 de limitar o aquecimento global a 1,5°C em risco, informaram cientistas dos Estados Unidos na última quinta-feira (12).
Segundo a Nasa, 2022 empatou com 2015 como o quinto ano mais quente desde que os registros começaram em 1880. O resultado foi verificado mesmo com a presença do evento climático La Niña no Oceano Pacífico, que reduz ligeiramente as temperaturas globais.
Atualmente, a temperatura global média do mundo é 1,1°C a 1,2°C mais alta do que nos tempos pré-industriais. Ainda de acordo com a Nasa, as temperaturas estão apresentando elevações em mais de 0,2°C por década, resultado que pode levar o mundo a ultrapassar a meta do Acordo de Paris de 2015.
"No ritmo que estamos indo, não vai demorar mais de duas décadas para chegarmos a isso. E a única maneira de não fazer isso é se pararmos de lançar gases de efeito estufa na atmosfera." destacou Gavin Schmidt, diretor do Instituto Goddard da Nasa para Estudos Espaciais.