• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • 2022 é o quinto ano mais quente já registrado na história, afirmam cientistas norte-americanos
Brasil

2022 é o quinto ano mais quente já registrado na história, afirmam cientistas norte-americanos

Mundo corre risco de ultrapassar meta do Acordo de Paris de 2015, que limita o aquecimento global a 1,5°C

Por Da Redação
Ás

2022 é o quinto ano mais quente já registrado na história, afirmam cientistas norte-americanos

Foto: Pexels / Pixabay

O ano passado foi o quinto mais quente já registrado da história, e os últimos nove anos tiveram as temperaturas mais elevadas desde os tempos pré-industriais, colocando a meta do Acordo de Paris de 2015 de limitar o aquecimento global a 1,5°C em risco, informaram cientistas dos Estados Unidos na última quinta-feira (12).

Segundo a Nasa, 2022 empatou com 2015 como o quinto ano mais quente desde que os registros começaram em 1880. O resultado foi verificado mesmo com a presença do evento climático La Niña no Oceano Pacífico, que reduz ligeiramente as temperaturas globais.

Atualmente, a temperatura global média do mundo é 1,1°C a 1,2°C mais alta do que nos tempos pré-industriais. Ainda de acordo com a Nasa, as temperaturas estão apresentando elevações em mais de 0,2°C por década, resultado que pode levar o mundo a ultrapassar a meta do Acordo de Paris de 2015.

"No ritmo que estamos indo, não vai demorar mais de duas décadas para chegarmos a isso. E a única maneira de não fazer isso é se pararmos de lançar gases de efeito estufa na atmosfera." destacou Gavin Schmidt, diretor do Instituto Goddard da Nasa para Estudos Espaciais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário