38% dos municípios brasileiros não registram mortes por Covid-19 desde agosto

2.115 cidades não computam óbitos provocados pela Covid-19 há, pelo menos, 52 dias; avanço da vacinação pode ser a causa

Por Da Redação
Ás

38% dos municípios brasileiros não registram mortes por Covid-19 desde agosto

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Uma análise do número de óbitos registrados pelos municípios traz boas notícias sobre a curva de desaceleração da pandemia no Brasil. Desde agosto deste ano, 2.115 cidades não computam novos óbitos provocados pela Covid-19. A quantidade representa 38% das cidades do país sem mortes causadas pela doença há, pelo menos, 52 dias.

O levantamento foi feito pelo (M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do Metrópoles, com informações do Ministério da Saúde.

O avanço na vacinação contra o novo coronavírus e a atual estabilização da média de mortes no país, podem ser a causa expressivo quantitativo de cidades sem registros de falecimentos pela doença. 

A maior parte desses municípios estão localizados no estado de Minas Gerais. Por lá, 314 cidades estão nessa situação. Machado, com 42.682 habitantes, segundo estimativa do IBGE, é a localidade mais populosa do estado sem registro de óbitos por coronavírus no período, com o total de 97 mortes pela doença computadas desde o início da pandemia.

Outro município  que chama a atenção é Breves, situado no sudoeste da Ilha de Marajó, no Pará. Além de ser o mais populoso do país a não computar falecimentos no período por Covid, Breves tinha sofrido escalada de óbitos em maio do ano passado, com surto de casos que deixou 34 vítimas em apenas duas semanas. E atualmente conseguiu reverter a situação. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário