Variantes Delta e Gama são responsáveis por 99% dos casos sequenciados no Brasil

Dados foram divulgados pela Fiocruz

Por Da Redação
Ás

Variantes Delta e Gama são responsáveis por 99% dos casos sequenciados no Brasil

Foto: Agência Brasil

Dados da plataforma Genomahcov, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostram que as variantes Gamma e Delta são responsáveis por 99% dos casos do novo coronavírus sequenciados no país. No último ano, ainda segundo a Fiocruz, foram identificadas pelo menos 95 linhagens diferentes do vírus. 

A plataforma armazena mais de 38 mil amostras de todo o país desde setembro de 2020. De acordo com a Fiocruz, que acompanha as linhagens do vírus em circulação nos últimos dois meses, 74,5% dos 4.892 sequenciamentos feitos no Brasil foram da variante Delta. Em seguida, vem a Gamma com 23,6% dos casos. Devido ao aumento da transmissibilidade e virulência, tanto a Delta quanto a Gamma são classificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Variantes de Preocupação (VOC).

Os outros 1,9% sequenciados correspondem a linhagens de cepas como a Alfa, Beta, Mu. Entre os estados com maior número de casos de variante no último ano está São Paulo (13.555), seguindo do Rio de Janeiro (5.600), Amazonas (1.640) e Rio Grande do Sul (1.596).

Variante Delta

Especialistas se mostram preocupados com o frequente surgimento de novas variantes do coronavírus no Brasil e no mundo. Em comum, profissionais de saúde temem que possa surgir alguma mutação do vírus capaz de permitir que ele "escape" da proteção que as vacinas existentes hoje conferem ao corpo humano. Outro grupo importante foi classificado como "variantes de interesse" pela OMS,  cepas com transmissão comunitária ou que tenham sido detectadas em vários países. Muita atenção tem sido dado recentemente à variante Delta, que tem se mostrado, em alguns países, ser uma ameaça maior à saúde pública do que variantes anteriores.

Primeiro, sua taxa de transmissão é cerca de 60% maior do que a variante Alfa, que já tinha uma taxa de transmissão 50% maior em comparação com a cepa original do coronavírus. A variante Delta gerou uma segunda onda mortal de infecções na Índia neste ano e também se tornou a variante dominante no Reino Unido. Foi identificada em mais de 90 países ao redor do mundo (inclusive o Brasil), com surtos confirmados nos Estados Unidos, China, África, Escandinávia e na região do Pacífico.

Dados do Reino Unido, por exemplo, mostram que pessoas não vacinadas infectadas com a variante Delta têm duas vezes mais probabilidade de serem hospitalizadas do que aquelas com a variante Alfa. Estudos também demonstraram que a variante Delta está associada a sintomas diferentes, na comparação com cepas anteriores do coronavírus. Os sintomas clássicos da covid são tosse persistente, febre e perda do olfato ou paladar, segundo a listagem do sistema público de saúde do Reino Unido. Dor de cabeça, dor de garganta e coriza são agora os sintomas mais relatados relacionados a infecções no Reino Unido, que vem sofremos aumento no número de casos devido à variante Delta. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário