45% das mulheres já tiveram o corpo tocado sem consentimento em local público, revela Ipec
O levantamento ainda mostra que apenas 5% dos homens admitem a prática
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Uma pesquisa realizada pelo Ipec e o Instituto Patrícia Galvão, com apoio da Uber, revelou que 45% das mulheres no Brasil já tiveram o corpo tocado sem consentimento em local público, porém apenas 5% dos homens admitem a prática.
O levantamento ainda mostrou que, em relação às práticas invasivas como importunação, perseguição e assédio sexual, 41% das entrevistadas já foram xingadas ou agredidas por dizerem "não" a alguém que estava interessada nelas, 32% delas apontaram ter passado por situação de importunação ou assédio sexual no transporte público e 31% afirmaram que já sofreram tentativa ou abuso sexual.
Diante de uma análise aos homens, nenhum reconheceu ter praticado ações de importunação ou assédio sexual no transporte público. Os dados integram o documento "Percepções sobre controle, assédio e violência doméstica: vivências e práticas”, criado para compreender as percepções dos brasileiros sobre os temas.
A pesquisa ouviu 1.200 pessoas em todo o país (800 homens e 400 mulheres) entre 21 de julho e 1º de agosto. Todos maiores de 16 anos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.