Cultura

Cinco cidades na Bahia para passar as festas juninas

O Farol da Bahia indica 5 locais incríveis para comemorar uma das festas mais tradicionais do Nordeste

Ás

Cinco cidades na Bahia para passar as festas juninas

Foto: Reprodução/Governo Federal

Com a chegada de um dos evento mais importantes para os nordestinos, a reportagem do Farol da Bahia, sabendo que o estado possui uma forte tradição no festejo, resolveu separar 5 cidades baianas para se passar o São João da melhor maneira que o leitor imagina. Confira abaixo:

Santo Antônio de Jesus (Recôncavo baiano)

Como o nome da cidade já diz, ela carrega o santo casamenteiro, mas é no São João que SAJ brilha. O município é conhecido como a capital do recôncavo e possui duas vibes: potência comercial durante o dia e um centro de festas à noite. A programação musical é um dos grandes atrativos que fazem dessa cidade uma das mais procuradas para se passar São João. Neste ano, os convidados para tocarem na festa são: Daniel Vieira, Saia Rodada, Elba Ramalho, Simone e Simaria, dentre outros.

Amargosa (Centro-Sul da Bahia)

Conhecida por ser uma das cidades mais festivais nesse período do ano, Amargosa atrai muitos turistas no São João, apesar de ser distante da capital, cerca de 235 km de distância. A concentração do evento acontecerá na Praça da Bandeira, conhecida como Praça do Bosque, localizada no centro de Amargosa.

Segundo a prefeitura da cidade, nesta edição a decoração do espaço será inspirada no ambiente agrícola, tendo como temática “O São João dos Encontros”, trazendo em sua decoração elementos como cupidos, flores, corações, e uma capela de Santo Antônio. No local serão comercializados alguns artesanatos, bebidas e comidas típicas das festas juninas. 

Cruz das Almas (Recôncavo sul da Bahia)

Se o desejo é um destino para dançar o arrasta pé do São João, Cruz das Almas é o lugar certo. A cidade é conhecida principalmente pelos festejos juninos, como a tradicional guerra de espadas. Apesar de ser considerada perigosa e ilegal, muitos habitantes continuam praticando a tradição. 

Mas voltando a falar de Forró raiz, a festa junina de 2019 terá o tema "Arraiá da Cultura Popular: Festa, Forró e Tradição" que é dívida em três circuitos: o Oton Silva, na Praça Senador Temístocles, a partir das 8h, com apresentações culturais, folclóricas e a Festa da Agricultura Familiar; Já pela tarde os shows acontecem na Praça Multiuso, onde se apresentarão artistas cruzalmenses; e por fim, a festa principal acontece no Parque Sumaúma, com atrações regionais e nacionais.

Irecê (Centro-Norte da Bahia)

A festa pública e os eventos privados, que acontecem no período junino em Irecê, atraem milhares de moradores locais, das cidades vizinhas e de outros estados. A comemoração já tradicional é aguardada por muitos. Entre os dias 21 e 24 de junho, grandes artistas subirão aos palcos nos seus dois circuitos de shows, como: Zé Neto e Cristiano, Dorgival Dantas, Limão com Mel, Amado Batista e Tayrone. A festa conta também com uma extensa programação cultural, com as atrações da cidade cenográfica Vila Caraíbas, o Desfile de Carroças, Corredor do Forró, Trator do Forró, Cavalgada e Missa do Vaqueiro. 

Mucugê (Centro da Bahia)

Próxima a Chapada Diamantina, Mucugê foge do padrão dos grandes eventos. Com cerca de 10 mil habitantes, a festa da cidade se tornou famosa exatamente pela tradição. Friozinho de junho, casas enfeitadas, roupa de São João com direito a bota no pé, a cidade e os vilarejos históricos se cobrem de bandeirolas e fazem questão de preservar a tradição junina com as quadrilhas, brincadeiras e comidas típicas, além, é claro, do forró pé de serra.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.