Michel Telles

5 livros escritos por mulheres brasileiras!

Tomaz Adour, fundador e editor- chefe da Editora Vermelho Marinho, indica obras escritas por autoras brasileiras

Por Michel Telles
Ás

5 livros escritos por mulheres brasileiras!

Foto: Divulgação Assessoria

As mulheres têm se destacado cada vez mais no mundo literário, com um número cada vez maior de escritoras de destaque, tendo suas obras reconhecidas e sendo premiadas. Segundo a plataforma Club dos Autores, entre 2019 e 2022, o número de autoras no país passou de 34% para 44%. 

“A literatura brasileira há muitas décadas tem grandes nomes femininos e tem ganhado cada vez mais autoras. Elas estão em toda parte, tanto nos clássicos quanto nos livros contemporâneos”, avalia Tomaz Adour, fundador da Editora Vermelho Marinho.

Para celebrar as escritoras neste Mês da Mulher, Adour listou algumas obras escritas por autoras brasileiras que valem a pena ler:

Como ser um autor Fantástico - Vivianne Fair

“Quer ser um autor fantástico?

Ótima escolha. Mas o que isso significa? Escrever bem, publicar e colher os frutos? Bem, se você planta uma árvore, sabe que tem muito mais além disso. É preciso regá-la, adubar, proteger e depois de colher os frutos, vendê-los, comê-los ou preparar uma torta.

Um livro é como um filho. Deve preparar o terreno para ele, a escola, o quarto, as festas e acompanhá-lo sempre. Ou, por acaso, depois que saí da maternidade, seu trabalho já foi concluído?

De uma maneira divertida, Vivianne Fair aborda as diferentes maneiras de como escrever e publicar um livro, dando dicas de escrita e marketing, relatando fatos que aconteceram e facilitando a vida de quem está se aventurando pelo mundo da escrita!”

Alma Infantil - Francisca Júlia 

“Essa coletânea de poemas foi publicada em 1912 para ser utilizada em escolas. Contém poemas, diálogos, recitativos, e hinos, todos voltados para educação moral das crianças, passando por cenas entre alunos e professores, conversas de bonecas, brincadeiras e animais. Ao final, são narrados quatro hinos. 

Assinado por Francisca Júlia e seu irmão Júlio César da Silva, esta é uma das primeiras obras escritas para adoção nas escolas, buscando a edificação moral e a apresentação às crianças da boa forma de verso e da pureza da língua"

Música na Alma - Lygia Marina

“Em Música na alma você vai conhecer um Rio de Janeiro dos sonhos, que sempre vai existir no espírito dos cariocas.

Quem não conheceu Lygia, vai querer conhecer. Ela faz parte da história do Rio, é uma de suas musas, música de Tom Jobim, e a melhor companhia das mesas de bar da cidade. Seu riso e seu carinho são um privilégio para os que têm o prazer de conhecê-la e acompanharam todo o trabalho que ela fez para o fortalecimento da cultura na Cidade Maravilhosa.”

Box Júlia Lopes de Almeida 

“O Box Julinto é uma coleção de três obras inéditas do casal Júlia Lopes de Almeida e Filinto de Almeida, um dos casais mais influentes da literatura brasileira na virada do século 19 para o século 20, e idealizadores da Academia Brasileira de Letras. Será uma edição só para colecionadores, com tiragem limitada.

Pela primeira vez os leitores terão acesso às edições atualizadas das obras "Ânsia Eterna", "A Casa Verde" "Dona Júlia". A Editora Vermelho Marinho tem apoio dos herdeiros da família, e as edições foram autorizadas por eles com correções e atualizações, além de notas explicativas. O Box Julinto tem apresentação da professora/doutora Anna Faedrich, uma das maiores especialistas na obra de Júlia Lopes de Almeida.”

Sem Vergonha na Cara - Silvia Pliz 

“Sem Vergonha” é um estado de espírito. Aborda o comportamento, o mundinho engessado, a ilusão dos que se imaginam fora da caixinha, a ditadura do politicamente correto, com textos que expressam toda essa farsa de forma divertida e - muitas vezes - polêmica. 

Crônicas e contos polêmicos transformam-se em um incômodo espelho, que nos força a contemplar sem filtros a patética hipocrisia humana. Só que, ao contrário do que costumam fazer outros decifradores de almas, ela não segura o espelho da vergonha diante de nossos rostos. Em vez disso, o apoia em alguma parede e vem se colocar ao lado leitor, por ter consciência de que ela também faz parte dessa manada. Para apreciar os textos, o leitor precisa estar disposto a rir de sua própria condição e não se sentir ofendido por verdades que fazem parte do que sabemos fazer com maestria: esconder verdades debaixo do tapete. Sexo, educação, comportamento e muita emoção. Livro aberto.”

Sobre Editora Vermelho Marinho - Sediada no Rio de Janeiro, publica desde obras contemporâneas a clássicos inéditos ou há muito tempo fora de catálogo no Brasil. Há mais de 8 anos tem o selo “O Melhor de Cada Tempo”, que visa publicar obras em domínio público que foram grandes sucessos em sua época, e que não têm edições brasileiras atuais, ou nunca tiveram. É a única editora a redescobrir autores/clássicos esquecidos, reconhecendo sua importância para a sociedade e demonstrando como temas centenários ainda estão presentes em nossa sociedade. Além dos 1200 títulos clássicos prontos para serem lançados, a editora ainda tem mais de 10.000 volumes de livros esquecidos que estão sendo atualizados com o novo acordo ortográfico para serem publicados nos próximos anos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.