Brasil

52% dos municípios vão atrasar o pagamento do 13º, mostra pesquisa

A pesquisa foi realizada pela Confederação Nacional dos Municípios

Por Da Redação
Ás

52% dos municípios vão atrasar o pagamento do 13º, mostra pesquisa

Foto: Ilustração

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou na última sexta-feira (13), uma pesquisa sobre o pagamento do 13º salário pelos municípios onde consta que cerca de dois terços das administrações municipais devem pagar os salários do mês de dezembro em dia e 26,8% dependem de receitas extras para efetivar o pagamento. A pesquisa foi realizada entre os dias 6 de novembro e 12 de dezembro deste ano, com a participação de 4.618 municípios, ou seja, 82,90% dos 5.568.

De acordo com os estudos realizados, dos municípios que responderam o formulário, 48,3% afirmaram que estão com pagamentos de fornecedores atrasados. Outros 45,3% disseram que conseguirão fechar as contas do ano presente, enquanto 15,7% afirmaram que será será possível e 26,8% dependem de receitas extras.

Com relação ao pagamento do 13º salário, 51,6% dos municípios pesquisados optaram pela parceria única. Desses, 74,7% realizarão o pagamento único até 20 de dezembro deste ano. Mas, por outro lado, apenas 5,2% dos municípios afirmaram que vão atrasar o pagamento, o que mostra que as prefeituras estão com a intenção de ficar adimplemento com os funcionários. 

A pesquisa ainda mostra que as prefeituras precisaram tomar algumas medidas necessárias para enfrentar a crise. Dentre as ações adotadas são: redução de custeio (3.488), redução no quadro de funcionários (1.988), redução dos cargos comissionados (1.878) e a desativação de veículos (1.519).

Apesar das dificuldades encontradas, os estudos constam que os municípios conseguem cumprir os limites de gastos com pessoal e encargos sociais previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Dos municípios que fizeram parte da pesquisa, 4.199 (90,9%) estão com limite de gastos sob controle.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.