• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • 60% das cidades mais violentas do mundo estão na América Latina; Rio de Janeiro está incluso
Mundo

60% das cidades mais violentas do mundo estão na América Latina; Rio de Janeiro está incluso

De acordo com pesquisa cidade brasileira está entre as três mais violentas

Por Da Redação
Ás

60% das cidades mais violentas do mundo estão na América Latina; Rio de Janeiro está incluso

Foto: Agência Brasil

Mais de 60% das cidades mais violentas e atingidas pelo crime no mundo estão na América Latina é o que revela uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (26) pela empresa de análise de risco Verisk Maplecroft.

De acordo com o estudo, no top 3 da lista das 30 maiores cidades do mundo estão Bogotá, na Colômbia, Cidade do México, capital mexicana e o estado brasileiro do Rio de Janeiro. 

“O papel da região no tráfico transnacional de narcóticos e a força contínua de organizações e gangues sofisticadas de narcotráfico é o principal fator que sustenta o perfil de risco da América Latina”, afirma a pesquisa.

A empresa informou que utilizou dados sobre crimes, terrorismo, distúrbios civis e conflitos e descobriu que oito das 12 cidades que obtiveram a pior pontuação estão no território Latino.

Uma das principais localizações que fizeram a América Latina receber o posto, foi a cidade de Medellín, no México, que apresentou, neste ano, a maior pontuação na análise de risco desde 1980. Ao lado da cidade estão San Salvador, em El Salvador, e Chihuahua, no noroeste do México.

Entre as 30 maiores cidades do mundo, as mais perigosas são o Rio de Janeiro, Bogotá (Colômbia) e a Cidade do México. Nas cidades na Venezuela, assoladas pelo crime generalizado e pela instabilidade política, os indicadores também dispararam, com destaque para Barquisimeto, Caracas, Maracaibo, Maracay e Valência.

Porto Príncipe, capital do Haiti, também aparece no topo da lista, por conta das violência relacionada a gangues. 

Apesar da América Latina possuir muitas cidades violentas, a pesquisa da Verisk apontou Cabul, no Afeganistão, e Mogadíscio, na Somália, como as ganhadoras da lista.

O estudo ainda informou que os lugares mais seguros do mundo estão no Leste Asiático, com cidades no Japão e Taiwan no top 10, juntamente com a capital suíça Zurique.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.