600 quilos de produtos irregulares são apreendidos em panificadora de Vitória da Conquista
Vigilância Sanitária interditou o local nesta última segunda-feira (17)

Foto: Divulgação/VIsa
Cerca de 8.000 quilos de produtos entre pães, bolos, panetones e massas prontas para produção foram apreendidos em uma panificadora pela Vigilância Sanitária de Vitória da Conquista (Visa), no sudoeste baiano, nesta última segunda-feira (17). O estabelecimento foi interditado.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Maico Mares, a panificadora estava em estado crítico e funcionava sem alvará sanitário.
“A nossa ação de hoje foi em uma panificadora aqui de Vitória da Conquista, onde apreendemos cerca de 4 mil pães e aproximadamente 600 quilos de massa já pronta para produção", disse em nota.
A fiscalização ocorreu após uma denúncia anônima ter sido feita à Ouvidoria Municipal e repassadas à Visa, que desenvolve o planejamento das ações.
No último ano, aproximadamente 17.000 quilos de produtos de panificação foram apreendidos na cidade devido a irregularidades como armazenamento inadequado, ausência de procedência e condições impróprias para consumo.
Nos últimos 45 dias, a Visa realizou inspeções em 3 panificadoras, 7 padarias e cerca de 350 supermercados e lojas de conveniência. Nos locais foram encontradas irregularidades como falhas na manipulação, problemas estruturais e falta de controle sanitário.
Na última quinta-feira (23), a Visa também deu início a uma ação fiscalizadora em padarias e panificadoras de Vitória da Conquista, devido ao aumento de denúncias recebidas pelo órgão, na ocasião 15 padarias foram inspecionadas. Dessas, seis foram parcialmente interditadas e uma foi interditada totalmente.
Ao todo, 15 notificações foram emitidas e cerca de 11 mil pães apreendidos, além de outros produtos.


