7 livros para se reconectar com a essência da vida!
As obras indicadas abaixo refletem sobre a importância de traçar novas rotas, recomeçar e refletir sobre a existência em busca de um cotidiano mais feliz

Foto: Divulgação
Quando nos sentimos perdidos e precisamos de um novo rumo para a vida, os livros podem ser uma fonte de inspiração para nos reconectarmos com nossas perspectivas de futuro e entendermos nosso lugar no mundo. Por isso, esta lista reúne sete sugestões que acolhem as frustrações da existência e refletem sobre os caminhos possíveis em prol da transformação — seja ela profissional, pessoal ou espiritual.
Um lugar chamado eu
A obra é composta por pequenos ensaios e crônicas que abordam temas universais: o peso da saudade, a coragem de escolher, o medo de se perder, o impacto da autossabotagem, a necessidade de se encaixar o tempo todo e a importância de desacelerar. Cada texto funciona como uma pausa em que o leitor é convidado a respirar fundo, refletir e encontrar um pouco de si mesmo nas palavras.
(Autor: Frederico Henrique M. Fernandes | Onde encontrar: Amazon)
Ação
Transformar cada passo em direção aos próprios objetivos em um momento de conexão com a essência. Essa é a proposta deste livro que une arte, escrita e introspecção em uma experiência imersiva. Com uma estrutura que combina palavras terminadas em “ação” e imagens de mandalas — algumas coloridas e outras para colorir —, a obra conduz à reflexão sobre o sentido das próprias atitudes, conectando ação e autoconhecimento.
(Autor: Regis Leal | Onde encontrar: Amazon)
Pelos poros do vento
Este livro reúne uma coletânea de poemas que exploram a busca pela unidade do ser e a experiência do sagrado no cotidiano. Por meio de imagens recorrentes — ventos, borboletas, espelhos e teias —, o autor cria uma poética de tom meditativo que interroga o tempo, a memória e a transcendência. Os textos transitam entre experiências pessoais e arquétipos universais, dando corpo a narrativas sobre encontros, perdas, revelações e reconciliações.
(Autor: Wagner de Wahnfried | Onde encontrar: Amazon)
Vale a pena viver?
Nesta autobiografia, a autora compartilha sua história e revela como suportou perdas, enfrentou a solidão e passou por momentos de profundo desespero. Ao transformar as experiências em força, narra como redescobriu — por meio do budismo — a capacidade de resistir, converter a dor em aprendizado e abrir caminho para novas conquistas pessoais e familiares.
(Autora: Rizalva Elting | Onde encontrar: Mercado Livre)
A consciência da humanidade
A partir de extensas pesquisas e de uma trajetória profissional que busca compreender as complexidades da humanidade, o escritor defende a construção de uma consciência coletiva que pode causar impactos positivos na sociedade. Essa percepção envolve a valorização da própria existência, como também a de todos os outros, incluindo os não-humanos.
(Autor: Alfredo Sá Almeida | Onde encontrar: Amazon)
Emoções com inteligência à luz da Bíblia
A partir de sua própria trajetória, Daniel Carlos mostra como o reconhecimento das fragilidades humanas pode se transformar em oportunidade de crescimento espiritual. Ele conduz o leitor a refletir sobre limites e vulnerabilidades, destacando que é justamente nesse processo de entrega a Deus que nasce a verdadeira força. A obra apresenta reflexões que conectam neurociência, experiências pessoais e passagens bíblicas.
(Autor: Daniel Carlos | Onde encontrar: Clube de Autores)
O jumentinho, o escorpião velho e os perigos da caatinga
Quantos sofrimentos poderiam ser evitados se a sabedoria guiasse as escolhas? Nesta fábula, os leitores acompanham a jornada de um jumentinho em busca de água e sentido para a vida, após ser expulso de casa. Pelo caminho, ele encontra um sanhaçu-do-sertão enganador e um escorpião velho, sábio e sem ferrão, que oferece orientação espiritual, ressaltando a importância da fé e dos ensinamentos de Jesus Cristo.
(Autor: Odilio Xavier Junior | Onde encontrar: Amazon)