• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • 72% dos deputados concordam com proposta que limita decisões do STF, diz pesquisa Quaest

72% dos deputados concordam com proposta que limita decisões do STF, diz pesquisa Quaest

Senado acatou, em 2023, uma PEC para restringir as decisões monocráticas do Supremo

Por Da Redação
Ás

Atualizado
72% dos deputados concordam com proposta que limita decisões do STF, diz pesquisa Quaest

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

A Pesquisa Genial/Quaest divulgada neste domingo (26) aponta que 72% dos deputados federais concordam com restringir as decisões monocráticas do STF (Supremo Tribunal Federal). Só 15% discordaram. Há, ainda, outros 7% que não possuem opinião formada sobre a proposta. 6% não souberam ou optaram por não responder.

A pesquisa também pediu que os parlamentares fizessem uma avaliação da atuação do Supremo. 34% dos entrevistados disseram avaliar de forma positiva o trabalho do STF. Outros 21% responderam ser regular e 40% afirmara que a avaliação é negativa. Outros 5% escolheram a opção “não sabe ou não respondeu”.

O estudo ouviu 183 deputados federais em exercício, de forma presencial e on-line. As entrevistas foram realizadas de 9 de abril a 21 de maio. A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Senado aprovou, em novembro de 2023, uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que limita esse tipo de decisões por parte do Supremo. O tema agora está sendo debatido na Câmara dos Deputados.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário