72% dos deputados concordam com proposta que limita decisões do STF, diz pesquisa Quaest
Senado acatou, em 2023, uma PEC para restringir as decisões monocráticas do Supremo
Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF
A Pesquisa Genial/Quaest divulgada neste domingo (26) aponta que 72% dos deputados federais concordam com restringir as decisões monocráticas do STF (Supremo Tribunal Federal). Só 15% discordaram. Há, ainda, outros 7% que não possuem opinião formada sobre a proposta. 6% não souberam ou optaram por não responder.
A pesquisa também pediu que os parlamentares fizessem uma avaliação da atuação do Supremo. 34% dos entrevistados disseram avaliar de forma positiva o trabalho do STF. Outros 21% responderam ser regular e 40% afirmara que a avaliação é negativa. Outros 5% escolheram a opção “não sabe ou não respondeu”.
O estudo ouviu 183 deputados federais em exercício, de forma presencial e on-line. As entrevistas foram realizadas de 9 de abril a 21 de maio. A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O Senado aprovou, em novembro de 2023, uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que limita esse tipo de decisões por parte do Supremo. O tema agora está sendo debatido na Câmara dos Deputados.