• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • 77% dos brasileiros não querem crescimento econômico que cause dano ao ambiente

77% dos brasileiros não querem crescimento econômico que cause dano ao ambiente

Pesquisa foi feita pelo Ibope Inteligência, que entrevistou 2,6 mil pessoas

Por Da Redação
Ás

77% dos brasileiros não querem crescimento econômico que cause dano ao ambiente

Foto: Reprodução/ Getty Images

Pelo menos 77% dos brasileiros estão preocupados com o aquecimento global e com os impactos ao ambiente, em especial com as queimadas dos biomas do país. Eles ainda consideram que a proteção ambiental é mais importante que o crescimento econômico, caso este resulte em algum dano ao ambiente. É o que revela a pesquisa do Ibope Inteligência, encomendada pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) em parceria com o Programa de Comunicação de Mudanças Climáticas da Universidade de Yale.

Ao serem questionados sobre o que consideravam mais importante entre: proteger o meio ambiente, mesmo que isso signifique menos crescimento econômico e menos empregos, ou se promover o crescimento econômico e a geração de empregos, mesmo que isso prejudique o meio ambiente, 77% dos entrevistados ficaram com a primeira alternativa e 14% com a segunda. Não souberam responder 8%.

O levantamento revelou também que os brasileiros, em sua maioria, acreditam que as queimadas cresceram nos últimos dois anos (82%), que são causadas por ação humana (77%), que a responsabilidade por elas é de madeireiros, pecuaristas e agricultores (69%, somados os três setores) e que prejudicam a imagem do Brasil no exterior (84%).

A pesquisa foi divulgada na última quinta-feira (4), mas foi realizada entre setembro e outubro de 2020, quando o Brasil sofria com as queimadas na Amazônia e no Pantanal. No total, foram ouvidos 2,6 mil entrevistados, sendo 44% do sudeste. Entre os brasileiros participantes, 40% eram das classes AB, 40% da classe C, e 20% das classes DE. As entrevistas foram realizadas por telefone. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário