8 de janeiro: advogado que insultou ministros do STF é expulso do Solidariedade
Hery Kattwinkel defendeu Thiago de Assis, condenado a 14 anos
Foto: Reprodução/ TV Justiça
O advogado Hery Kattwinkel, que representou um dos réus condenados pelo atentado de 8 de janeiro, foi expulso do Solidariedade após suas declarações na tribuna do Supremo Tribunal Federal (STF). Kattwinkel defendeu Thiago de Assis Mathar, condenado a 14 anos de prisão, negando as acusações e alegando que seu cliente estava no Palácio do Planalto em busca de proteção durante os tumultos.
No entanto, o advogado também utilizou seu tempo na tribuna para proferir insultos aos ministros e promover discurso de ódio, levando à sua expulsão do partido.
"O Sr. Hery Waldir Kattwinkel Júnior ocupou a tribuna do Supremo Tribunal Federal para protagonizar um grotesco espetáculo de ataques aos Ministros do Supremo Tribunal Federal, verbalizando e endossando o discurso de ódio, não raro permeado de fake news, que contaminou parte da sociedade brasileira", diz a nota do partido.
O Solidariedade afirmou que a atuação do advogado se mostrou incompatível com a linha do partido. "Deliberamos pela expulsão do membro, reiterando o nosso respeito às leis brasileiras, nosso compromisso com a Democracia e o respeito às instituições públicas brasileiras".