8 de janeiro: PF prende incitadores dos atos de vandalismo em Brasília
Entre os alvos estão um pastor evangélico e uma cantora gospel
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (17) uma nova fase da Operação Lesa Pátria. Agentes estão nas ruas para cumprir dez mandados de prisão e outros 16 de busca e apreensão contra pessoas que incitaram, participaram e fomentaram os atos de vandalismo em 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas em Brasília.
Autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, os mandados de prisão são cumpridos no Distrito Federal (2), em Goiás (2), na Paraíba (1), no Paraná (2) e em Santa Catarina (3). Já as buscas estão sendo realizadas na Bahia (1), no Distrito Federal (2), em Goiás (2), na Paraíba (2), no Paraná (2) e em Santa Catarina (7).
Entre os alvos estão o pastor evangélico Dirlei Paiz, que fez diversas publicações em redes sociais contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a cantora gospel Fernanda Oliver, que transmitiu a invasão ao vivo em redes sociais. Até às 7h50, seis alvos já haviam sido presos. Segundo a PF, os alvos desta fase são suspeitos de terem fomentado o movimento chamado de "Festa da Selma", um código utilizado para se referir às invasões na capital federal.