8 de janeiro: STF forma maioria para condenar mais seis réus

Ainda não há maioria sobre o tamanho das penas dos acusados

Por Da Redação
Ás

8 de janeiro: STF forma maioria para condenar mais seis réus

Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria na segunda-feira (16) para condenar mais seis réus envolvidos no atentado às sedes dos três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. O julgamento ocorre no plenário virtual, quando os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há debates. 

Votaram pela condenação dos réus os ministros: Alexandre de Moraes (relator), Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Dias Toffoli e Luiz Edson Fachin. No entanto, ainda não há maioria para estabelecer o tempo de prisão dos condenados. Moraes sugeriu penas que variam de 14 a 17 anos de prisão para os réus, mas Zanin e Fachin divergiram. 

Os seis réus foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de abolição do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, golpe de Estado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa.

No julgamento, a maioria dos ministros entendeu que houve uma clara intenção por parte de uma multidão de tomada ilícita de poder, com uso de meios violentos para derrubar um governo democraticamente eleito.

Veja abaixo quem são os réus: 

-Cláudio Augusto Felippe
-Edineia Paes da Silva Santos
-Jaqueline Freitas Gimenez
-Jorge Ferreira
-Marcelo Lopes do Carmo
-Reginaldo Carlos Beagiato Garcia
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário