• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • A cada 400 crimes ambientais no Brasil, só um termina em prisão, apontam CNJ e governo

A cada 400 crimes ambientais no Brasil, só um termina em prisão, apontam CNJ e governo

Dados revelam que país registra em média 4 mil processos do tipo por mês

Por Da Redação
Ás

A cada 400 crimes ambientais no Brasil, só um termina em prisão, apontam CNJ e governo

Foto: Divulgação/PMAM

A cada 400 casos de crimes ambientais no Brasil, somente um termina em prisão. Os dados foram revelados em um levantamento feito pela GloboNews, com números do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Ministério da Justiça.

Até o mês de agosto, o país registrou 183,3 mil processos, no entanto, apenas 433 foram parar na prisão. Do total de casos na Justiça brasileira até agosto de 2024, somente 41,3 mil casos foram julgados. Outros 142 mil processos por crimes ambientais continuam a espera de um julgamento.

Os números consideram as incidências de casos de crime ambiental no sistema prisional brasileiro. Isso significa que uma pessoa pode responder por mais de um processo, ou seja, o número de prisões pode ser ainda menor. 

O governo Luiz Inácio Lula da SIlva Lula (PT) enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei para aumentar a pena de crimes ambientais. No caso de incêndio florestal, por exemplo, a punição poderá ser de 3 a 6 anos de reclusão. O texto está parado. 

Conforme números do CNJ, o Brasil registra em média 4 mil novos casos de crimes ambientais por mês.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário