A cada dez empresas, seis sentem os impactos negativos da pandemia
IBGE aponta que as empresas mais afetadas são de pequeno porte
Foto: Reprodução
A Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas empresas, divulgada nesta quinta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que seis em cada dez empresas (62,4%) brasileiras sentiram os impactos da pandemia de coronavírus na segunda quinzena de junho. Para 22,5% das empresas, o efeito foi pequeno ou inexistente e para 15,1%, foi positivo.
Segundo a pesquisa, o país tinha 2,8 milhões de empresas ativas do período. As de pequeno porte, com até 49 funcionários, foram as mais afetadas pela pandemia (62,7%), enquanto menos da metade (46,3%) das companhias de porte intermediárias, com até 499 funcionários, sentiram os impactos.
Com relação as grandes empresas, com mais de 500 funcionários, a pesquisa indica que 50,5% disseram ser impactadas pelas medidas de isolamento social para conter a transmissão do coronavírus.
As empresas mais atingidas pela crise do novo coronavírus foram as da região Nordeste (72,1%), seguido por Sudeste (65%) e Centro-Oeste (62,9%).
Setores mais afetados
A pesquisa mostrou que as empresas do setor de Serviços foram as que mais sentiram impactos negativos (65,5%), com destaque para o segmento de serviços prestados às famílias (86,7%).
Outro setor afetado foi o do comércio, sendo que 64,1% relataram efeitos negativos e na construção, 53,6%. Na indústria, 48,7% das empresas destacaram impacto negativo, enquanto para 24,3% o efeito foi pequeno ou inexistente e para 27,0% o impacto nessa quinzena foi positivo.