• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • 'A democracia tem diálogo, discordâncias, mas não discórdias', diz Aras sobre declarações de Bolsonaro
Política

'A democracia tem diálogo, discordâncias, mas não discórdias', diz Aras sobre declarações de Bolsonaro

Procurador geral, em discurso na tarde desta quarta, também defendeu independência dos Três Poderes

Por Da Redação
Ás

'A democracia tem diálogo, discordâncias, mas não discórdias', diz Aras sobre declarações de Bolsonaro

Foto: Reprodução/TV Justiça

Em reunião para avaliar as manifestações de 7 de Setembro e declarações do presidente Jair Bolsonaro, que ocorreram nessa terça-feira (7), o procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, se pronunciou e explicou o que na democracia há diálogos e discordâncias, mas nunca discórdias. 

"A democracia é um grande conserto de interesses públicos. É o governo dos contrários, mas também é o governo do possível. É mediante o diálogo, com discordâncias, mas sem discórdia. O caminho para a paz, por meio do consenso social. Nós amamos a democracia, pois nela floresce a liberdade com a qual tanto sonharam e tanto se sacrificaram. É na democracia que mulheres e homens livres realizam-se em suas existências", definiu o PGR. 

Ainda em sua fala, Aras disse que se todos trabalharem por uma sociedade "livre, justa e solidária", a democracia será cada vez mais aperfeiçoada. "Afinal, como bem disse o doutor Luís Guimarães na Constituição de 88: 'A Constituição certamente não é perfeita. Ela é própria, o confessa ao admitir a reforma. Quanto a ela discordar, sim, divergir, sim, descumprir, jamais, afrontar, nunca'", explicou, o procurador-geral. 

O PGR também mencionou que a separação e harmonia dos Poderes foi adotado desde os projetos da Constituição do Império. "Tamanha é a sua importância, que o professor Paulo Bonavides, em seu curso de Direito Constitucional, coloca o princípio da separação de Poderes como a garantia máxima da Constituição democrática, liberal e pluralista", disse Aras.

"A independência dos Poderes pressupõe harmonia, sem esta, o equilíbrio transfigura em conflito permanente. [..] essa harmonia há de ser buscada por todos e exige institucionalidade nas medidas e recursos próprios e no devido tempo", completou  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário