"A esquerda promete o paraíso e entrega o inferno", diz Paulo Guedes
Ministro afirmou que o Brasil segue caminho oposto ao tentar atrair investimento externo através de oportunidades na geopolítica
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Paulo Guedes, ministro da Economia do Brasil, traçou uma análise dos países vizinhos que contam com um governo de esquerda, durante entrevista à Jovem Pan, nesta quarta-feira (28). De acordo com o economista, os políticos que se alinham a essa ideologia “prometem o paraíso e entregam o inferno” já que “não conhecem de economia”.
O chefe da pasta econômica também afirmou que o Brasil segue caminho oposto ao tentar atrair investimento externo através de oportunidades na geopolítica. “Quando começou o governo, o presidente estava dançando com o [ex-presidente dos Estados Unidos, Donald] Trump, e eu com o [presidente da Rússia, Vladimir] Putin e o [presidente da China] Xi Jinping. Ai o presidente foi arrumar fertilizantes na Rússia e eu fui ao outro lado”, pontuou.
Guedes deu o exemplo de mercado de semicondutores, que é um importante componente para fabricação de itens eletrônicos e chips em geral, e que está na mira do governo federal. Atualmente, o maior mercado de semicondutores no mundo encontra-se em Taiwan, frequentemente ameaçado de invasão pela China.
“Brasil tem energia renovável e barata pela frente. Fomos conversar com japoneses para abrir fábricas de semicondutores. Queremos no Brasil, 75% [das fábricas] estão em Taiwan. É muito longe, do ponto de visto logístico, há um risco político imenso. Vamos fazer no Brasil, sem imposto de renda, com incentivo. Já estamos com a Medida Provisória pronta. Vamos puxar o gatilho a qualquer momento”, afirmou Guedes.