À frente da Setre, Augusto Vasconcelos diz que combater trabalho análogo à escravidão será uma das prioridades
Vereador toma posse como titular da Secretaria do Trabalho e Esporte nesta terça-feira (7)
Foto: Farol da Bahia
O novo titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos, afirmou ao Farol da Bahia que um dos principais objetivos da gestão será o combate ao trabalho escravo na Bahia. Dados do Ministério dos Direitos Humanos mostram que o estado registrou 211 denúncias em 2024.
Ao ser questionado sobre como a pasta atuará no caso dos trabalhadores chineses resgatados de condições análogas à escravidão na construção da fábrica da BYD, em Camaçari, o secretário destacou que, embora a atuação direta caiba a outros órgãos competentes, o governo da Bahia está comprometido com a erradicação do trabalho escravo e trabalha para garantir um desfecho que respeite os direitos dos funcionários.
“O trabalho escravo é um tema fundamental para a gente. Fazemos parte de um governo que tem uma ligação muito forte com as lutas da classe trabalhadora. Esse assunto da fábrica da BYD, evidentemente, está sendo acompanhado de perto. É uma atribuição dos órgãos fiscalizadores, a exemplo do Ministério Público do Trabalho e da Auditoria Fiscal do Trabalho, mas estamos buscando uma saída para que tenhamos o melhor desfecho”, afirmou.
“Queremos fortalecer a agenda do trabalho decente, que abrange nove eixos, entre eles a erradicação do trabalho escravo, o enfrentamento ao trabalho infantil e o fortalecimento das mulheres no mercado de trabalho”, compeltou.
Augusto pontuou ainda outros objetivos da secretaria, como o fortalecimento dos atletas de alto rendimento e de esportistas com deficiência. Ele também afirmou que uma das prioridades estabelecidas pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) é ampliar as ações de qualificação profissional e fomentar a economia solidária e popular.
“Vamos manter e incrementar as ações na área de qualificação profissional e intermediação de mão de obra, por meio do SineBahia. Queremos atrair novos investimentos, gerando mais oportunidades de emprego e renda. Nosso foco é a economia solidária e popular”, disse o secretário.
“Na área do esporte, já temos uma grande referência que vai desde a iniciação esportiva até os programas sociais de inclusão. Queremos fortalecer os atletas de alto rendimento, que, em parceria com as federações, têm conquistado resultados extraordinários em competições nacionais e internacionais. Também queremos ampliar o foco nas pessoas com deficiência, tanto na dimensão esportiva quanto na inclusão no mercado de trabalho”, concluiu.
Posse do secretário
O governador Jerônimo Rodrigues empossa, na manhã desta terça-feira (7), o vereador de Salvador Augusto Vasconcelos como o novo titular da Setre. A cerimônia será realizada no Auditório Zezeu Ribeiro, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Após a posse, Augusto fica apto a honrar o convite do governador e contribuir para o fortalecimento da cidadania baiana.
A nomeação de Augusto foi uma das mudanças promovidas no secretariado de Jerônimo. Na última quarta-feira (1º), o petista exonerou Davidson Magalhães (PCdoB) do cargo de secretário da Setre, abrindo espaço para o vereador assumir a pasta.