A Imperfeição dos Indicadores de Desempenho - Parte 1
Confira a coluna da semana de José Oyadomari
Foto: Reprodução
A literatura reconhece que os indicadores de desempenho são utilizados para induzir comportamentos dos colaboradores para que estes envidem esforços para atingir os objetivos organizacionais determinados pelos acionistas.
Uma crítica é que muitos desses objetivos organizacionais são excessivamente focados no desempenho de curto prazo, no que a literatura chama de short-termism ou ainda de miopia gerencial.
Outro aspecto é que há que se tomar cuidado na escolha dos indicadores de desempenho, pois eles podem gerar comportamentos disfuncionais, que são conceituados como “aqueles praticados em prol somente de interesses pessoais em detrimento dos organizacionais”. Outros comportamentos passam também pela manipulação dos indicadores por meio de uso discricionário de classificações contábeis ou de transações que afetam esses indicadores de forma intencional e não usual. O tema é extenso, portanto, nesse artigo vou me deter em dois aspectos: o momento da apuração e o problema da construção do indicador.
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