Abertura de empresas do setor de serviços atinge recorde em janeiro, diz Serasa Experian
Ao todo, foram 257.769 novos negócios
Foto: Reprodução/Pixabay
Dados do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian revelaram que, em janeiro deste ano, o setor de serviços registrou 257.769 novos negócios. Esse é o maior número desde 2010, início da série histórica do índice. Considerando todos os segmentos, foram abertos 355.788 empreendimentos no primeiro mês do ano.
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, existem fatores que podem explicar a popularidade que o setor de serviços tem entre os empreendedores. “O segmento atrai mais os novos donos de negócios, pois em diversas áreas da prestação de serviços não é preciso ter um alto investimento inicial, contratar pessoas ou locar imóveis, por exemplo. Dessa forma, é possível progredir de maneira mais barata e facilitada”, disse o especialista.
Além disso, Rabi também pontua que, “o mês de janeiro tende a ser um período de início, em que as pessoas colocam os planos em prática para encarar o ano que vem pela frente".
Veja no gráfico a seguir os dados gerais e dos demais setores:
Em relação à análise regional, 50,6% das empresas criadas estavam localizadas no Sudeste, 18,5% no Sul, 16,6% no Nordeste, 9,3% no Centro-Oeste e 4,9% no Norte.