Brasil

Abertura de inquéritos por apologia ao nazismo dispara em 2020

São Paulo e Rio de Janeiro lideram ranking de estados com maior ocorrência de aberturas

Por Da Redação
Ás

Abertura de inquéritos por apologia ao nazismo dispara em 2020

Foto: Reprodução/iStock/Metrópoles

O número de inquéritos policiais abertos pela Polícia Federal para investigar apologia ao nazismo disparou em 2020. Dados da PF mostram uma tendência acentuada de crescimento a partir de 2018 e uma explosão da quantidade de casos neste ano.

O primeiro semestre de 2020 já apresenta o dobro de casos de todo o ano passado. As informações foram obtidas via Lei de Acesso à Informação (LAI) pela newsletter Don’t LAI to me. Até o mês de julho deste ano, foram 80 investigações sobre o assunto. No ano passado inteiro, houve 39 casos.

Os documentos também mostram o demonstrativo por estado entre 2003 e 2020. São Paulo ocupa a liderança, com 65 inquéritos abertos, seguido pelo Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Os estados do Nordeste e Norte são onde a apologia ao nazismo menos aconteceu no período, com apenas uma ou nenhuma investigação aberta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.